Mercado

Scania já vendeu 1.000 caminhões a gás no Brasil desde 2020

Com a ampliação da rede de postos de abastecimento para caminhões e gás e o preço competitivo frente aos modelos diesel, Scania projeta aumento nas vendas

Andrea Ramos

25 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Scania já vendeu 1 mil caminhões a gás no Brasil
NOVO SCANIA G460 A GÁS
Crédito:Scania/Divulgação
Scania já vendeu 1 mil caminhões a gás no Brasil

Desde as primeiras entregas, em maio de 2020, até agora, a Scania já vendeu 1 mil caminhões a gás. Deste montante, 900 já rodam pelas rodovias do País. Outras 100 unidades estão em fase de entrega e emplacamento.  

Todavia, a marca espera aumentar a meta. Assim, a marca prevê negociar entre 200 e 300 unidades, seja venda ou locação. Nesse sentido, vale ressaltar que os caminhões a gás já representam 10% dos caminhões alugados pela marca. E recentemente a marca lançou a nova geração de caminhões pesados X-gás, de olho no agronegócio.

VEJA TAMBÉM
Caminhão Scania Super ganha 'prêmio verde' de eficiência em consumo e peso
Manos implementos lança Megatrem com 240 t de capacidade
Caminhão Mercedes-Benz elétrico está em testes com a Braspress


Publicidade

Seja como for, a boa projeção se deve, primeiramente, em relação ao preço. Com a chegada do Proconve P8 (Euro 6), os caminhões pesados diesel tiveram reajuste entre 25% e 30%. Ou seja, preço muito próximo do caminhão a gás, que não teve reajuste, já que a tecnologia se mantém a mesma.

Ampliação da rede de postos a gás

Outro ponto importante apontado é o avanço da rede de abastecimento. Ou seja, em 2023, conforme levantamento do Commit Gás e divulgado pela Scania, a rede de postos de abastecimento para caminhões a gás era formada por 45 pontos de abastecimento de GNV para caminhões. Para este ano a meta é chegar a 92 postos.

De acordo com o gerente de vendas a grandes contas da Scania, André Gentil, grande parte dos postos está na costa brasileira. Ou seja,


A previsão é atingir 92 até final de 2024. A maioria dos postos está localizado na região costeira do Brasil, entre as regiões Sul e Nordeste. Precisamente do Paraná a Fortaleza. Com distância entre os postos de cerca de 400 quilômetros.

No Sul do País, os postos de gás estão instalados na BR 116 (Régis Bittencourt) e na BR 101. No Sudeste os postos ficam na BR 040 (Washington Luís), BR 381, (Fernão Dias), BR 116 (Presidente Dutra), SP 348 (Bandeirantes) e BR 116 (Régis Bittencourt).

Do mesmo modo, no Nordeste, o posto de gás está na BR 101 ligando o Ceará até a Bahia. Já no Centro Oeste há um posto na BR 262 (em Mato Grosso do Sul). Com previsão de abrir mais um, na mesma rodovia, ainda neste ano.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião