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Caminhão Scania Super ganha 'prêmio verde' de eficiência em consumo e peso

Com versão 460 R, Scania Super ganha prêmio por conseguir economizar por ano em média 600 litros de óleo diesel, além de ter tara mais leve

Redação

23 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Scania Super ganha prêmio por eficiência, inclusive de consumo e peso
Scania Green
Crédito:Scania/Divulgação
Scania Super ganha prêmio por eficiência, inclusive de consumo e peso

O Scania Super foi eleito o Caminhão Verde 2024. O prêmio europeu denominado Green Truck Award é organizado desde 2011 pelas publicações especializadas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau. Ambas publicações realizam testes de comparação com os caminhões equivalentes de todas as marcas presentes no velho continente. Dessa forma, o objetivo é comprovar a eficiência dos modelos. Em 14 edições, a Scania já levou o prêmio 9 vezes (veja a tabela).

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Seja como for, o destaque desta edição é o Scania 460 R Super. Ou seja, o modelo passou pelo crivo de consumo de combustível, velocidade média e volume do aditivo AdBlue utilizado (Arla 32 no Brasil). Além do peso do caminhão, em que o modelo se destacou por ser o mais leve entre os competidores. Nesse sentido, o Scania Super pesa 7.040 kg. Assim atingiu a velocidade média mais alta de 79,7 km/h. Para validar todas essas informações, os caminhões viajaram 350 km.


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Scania Super ganha prêmio por eficiência, inclusive de consumo e peso
Scania/Divulgação
O Scania 460 R Super se destaca pela eficiência e ganha importante prêmio na Europa

Economia de diesel 

Ademais, em um percurso de 100 km, o Scania 460 R Super se destacou em relação ao segundo colocado em uma média de 0,41 litros de combustível. Em outras palavras, se colocar na conta que um caminhão rodoviário roda cerca de 150 mil km todos os anos na realidade europeia, o Scania pode economizar 600 litros de diesel comparado ao concorrente próximo.

Do mesmo modo, os avaliadores também chamaram a atenção para versão atualizada de seu sistema CCAP (cruise control with active prediction). Ou seja, o controle de cruzeiro com previsão ativa.


Seja como for, as provas reais ocorreram em vários tipos de estradas. Todas, na área de Munique, na Alemanha. E acompanhado pelos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Todavia, um caminhão referência acompanha o trajeto para compensar mudanças nas condições. Como ventos contrários, chuva e temperatura.

Vale lembrar que o Scania Super chegou na Europa em 2021. E o início das vendas no Brasil ocorreu em novembro de 2022.

"O Super foi o único produto apresentado pela indústria, para a nova lei de emissões Proconve P8 (Euro 6), iniciada em janeiro de 2023, com um trem de força novo (motor, caixa e diferencial). É o nosso caminhão mais econômico da história", diz o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil, Marcelo Gallao.


Nesse sentido, em comparação à geração anterior, Séries P, G e R, o Super proporciona uma economia de combustível de até 28%. Do mesmo modo, em relação a geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%.

Veja os caminhões Scania premiados no Green Truck Award

  • 2024 - Scania 460R
  • 2022 - Scania 500S
  • 2021 - Scania R 410
  • 2020 - Scania R 540
  • 2019 - Scania R450
  • 2018 - Scania R 500
  • 2017 - Scania R 450
  • 2014 - Scania G 410
  • 2012 - Scania R 480

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