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Caminhão elétrico Foton iBlue urbano tem preço de 6 carros populares

Lançado no fim de 2023, caminhão elétrico Foton iBlue tem PBT de 6 t, motor com potência de 156 cv e autonomia de cerca de 200 km

Andrea Ramos

17 de abr, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Conheça o Foton iBlue, o caminhão elétrico urbano que custa R$ 449 mil
Foton iBlue
Crédito:Foton/Divulgação
Conheça o Foton iBlue, o caminhão elétrico urbano que custa R$ 449 mil

O caminhão elétrico Foton iBlue é a mais recente novidade do segmento no Brasil. Segundo a marca chinesa, o modelo é voltado a operações urbanas. Ou seja atua no segmento de leves, tem tração 6 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) e 3.575 de capacidade de carga útil.

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Nesse sentido, colaboram as dimensões compactas. Conforme os dados técnicos, o caminhão elétrico Foton iBlue tem 5.960 mm de comprimento. A largura da dianteira é de 2.260 mm e a distância entre os eixos é de 3.360 mm. Além disso, a plataforma de carga tem 4.140 mm de comprimento. 


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Conheça o Foton iBlue, o caminhão elétrico urbano que custa R$ 449 mil
Novo modelo é menor que o VW e-Delivery 11 e foca operações urbanas; Fotos: Foton/Divulgação

Para comparação, o Volkswagen E-Delivery 11 é um pouco maior. O caminhão elétrico feito pela VWCO em Resende (RJ) tem 6.302 mm de comprimento, na versão de entrada. A largura da dianteira é de 2.35 mm (sem contar os retrovisores). Além disso, a distância entre os eixos é de 3.300 mm.

Novo caminhão elétrico tem autonomia de 200 km

Conforme a Foton, o iBlue tem duas baterias fornecidas pela CATL de 81 kWh cada. Da mesma forma, o motor elétrico gera potência máxima de 115 kW, equivalentes a 156 cv. O torque máximo é de 93,9 mkgf. De acordo com a marca, o pacote de baterias garante autonomia de até 200 km.


Portanto, o novo caminhão elétrico tem autonomia Conforme a área de engenharia da Foton, o novo caminhão elétrico não tem caixa de transmissão convencional. Assim basta que o motorista acione o pedal do acelerador pra que o torque seja enviado às rodas do eixo traseiro de forma contínua.

De acordo com a Foton, a recarga pode ser feita por meio de sistemas CCS do tipo 2. Porém, o gerente geral da Foton no Brasil, Darren Lu, diz que a empresa oferece assessoria para instalação da infraestrutura necessária. Assim, a companhia indica a solução mais adequada conforme o perfil de operação.

Itens de série

A lista de itens de série do novo caminhão elétrico inclui sistema de freio auxiliar, assistente de arranque em rampa, acionamento automático dos faróis e farol de milha. Assim como rádio com tocador de MP3 e entrada USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme, entre outros. 


Além disso, há sistema ABS, antitravamento dos freios e EBD, de distribuição eletrônica das forças de frenagem. Da mesma forma, há controle eletrônico de estabilidade e freio de estacionamento com trava de tambor central.

Conforme a Foton, outro destaque é o bom espaço na cabine. Da mesma forma, a empresa chama a atenção para o para-brisa amplo e os retrovisores grandes. Com isso, a fabricante informa que o modelo oferece maior visibilidade, e, assim, alto nível de segurança.

Garantia de até 5 anos para o caminhão elétrico

Conforme a marca, a garantia do Foton iBlue é de cinco anos ou 200 mil km. Isso inclui bateria e sistema de gerenciamento, bem como unidade eletrônica de potência e motor. Assim como a unidade de distribuição de energia. Seja como for, a garantia do chassi é de três anos ou 100 mil km.


Até o momento, a marca informa que vendeu cerca de 40 unidades do novo caminhão elétrico. De acordo com a Foton, esses modelos atuam em operações com baú, tanque e carga seca, por exemplo. Ainda segundo a marca, o preço sugerido é de R$ 449 mil. Ou seja, o equivalente a seis carros de entrada, como o Renault Kwid, por exemplo.

Atualmente, a Foton tem 29 concessionárias em 10 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com isso, a empresa garante que oferece uma boa rede de assistência técnica para o novo caminhão elétrico. “Temos um grande estoque de peças do iBlue no Brasil", diz Darren Lu. "As da carroceria, por exemplo, são semelhantes às dos modelos com motor a diesel vendidos no País”, afirma.

Conheça o Foton iBlue, o caminhão elétrico urbano que custa R$ 449 mil
Foton/Divulgação
O Foton iBlue traz uma lista generosa de equipamentos de série e atende atividades urbanas

Ficha Técnica do Foton iBlue

AplicaçãoUrbana
MotorElétrico de 115 kW (156 cv) 93,9 mkgf
Relação de redução3.045
Entre-eixos (mm)3.360 
FreiosDiscos na dianteira e tambor na traseira
Peso em ordem de marcha (Kg)2.425
Capacidade de carga (Kg)3.575
PBT (kg)6.000
Volume de carga (m³)18
SuspensãoMolas parabólicas
Fonte: Foton do Brasil

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