Notícias

Scania escolhe Fábio Souza para ser seu novo vice-presidente no Brasil

Souza deixa o posto de diretor-geral da Scania na África do Sul para ocupar o lugar de Roberto Barral, que comandará a empresa na Europa Meridional

Redação

22 de set, 2021 · 5 minutos de leitura.

Scania terá novo vice-presidente no Brasil" >
Scania terá novo vice-presidente no Brasil
Crédito:Scania/Divulgação
Scania terá novo vice-presidente no Brasil

A Scania anunciou que Fábio Souza ocupará o posto de vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais no Brasil. Portanto, o executivo sucederá Roberto Barral, que foi responsável pelas operações comerciais da empresa no País durante cinco anos. Segundo a Scania, Souza começa na nova função no dia 1º de outubro.

LEIA TAMBÉM: Maior feira de ônibus da América Latina; Veja destaques de 2021 

Souza  (foto abaixo) iniciou sua carreira na Scania em 2001, como analista de peças. De acordo com a empresa, em 2004 ele liderou a gestão de preços de peças para a América Latina. Posteriormente, em 2006, foi para a filial da Scania no México.

Porém, passou a exercer a função de gerente de serviços. Em seguida, assumiu a posição de diretor da área, em 2009. Após quatro anos, Souza voltou ao Brasil para ocupar o mesmo posto. Nesse interim, ele foi responsável pelo processo de introdução dos sistemas de conectividade nos caminhões e ônibus produzidos no Brasil.

Experiência internacional

Além disso, sob sua gestão a empresa lançou o programa de manutenção flexível. De acordo com a Scania, o executivo foi para a África do Sul em 2019. Naquele país, assumiu o posto de diretor-geral.

Ao mesmo tempo, ele virou membro do conselho da Scania Soluções Financeiras. Assim como vice-presidente da área de veículos pesados da associação das fabricantes da África (NAAMSA). Segundo Souza, a nova função no Brasil representa um importante desafio.

Sobretudo no período pós-pandemia. De acordo com ele, a experiência fora do Brasil foi fundamental para determinar sua escolha para o cargo. Souza destaca que a vivência na África do Sul contribui para consolidar sua experiência como líder e gestor.

Caminhão Scania a gás

Segundo a Scania, Souza é formado em engenheira industrial pela FEI. Bem como tem pós-graduação em administração de empresas e marketing pela ESPM. Além disso, o executivo tem especialização em administração e gestão pela Stockholm School of Economics, na Suécia.

De acordo com ele, seu principal desafio será conduzir a Scania na transição para um transporte mais sustentável. "Nesse sentido, vamos avançar ainda mais nesta transformação. E ao lado dos clientes e da nossa rede de concessionárias?, afirma.

Por sua vez, Roberto Barral (abaixo) participou de importantes momentos da Scania no País. Dentre elas, ele liderou a introdução de caminhões a gás da empresa no mercado brasileiro. Bem como o lançamento da nova geração de caminhões da empresa no Brasil.

Continua depois do anúncio

Barral vai para a Europa

Seja como for, a Scania não revelou qual será o novo cargo de Barral assumirá. Assim, a empresa informou apenas que o brasileiro ocupará uma posição estratégica na Europa Meridional. A região é composta por países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia, entre outros.

Por meio de comunicado, o executivo disse que se sente feliz pelos resultados alcançados no Brasil. Além disso, ele afirma que a filial da empresa ficará em boas mãos. "O Fábio é um excelente líder e encontrará uma equipe preparada para suportar as demandas do mundo atual e do mercado de transportes."