Redação

05/03/2021 - 5 minutos de leitura.

Scania com acelerador Inteligente economiza até 20% de diesel

Com o acelerador inteligente, os caminhões Scania chegam a ser 20% mais econômicos. Meta que ela esperava alcançar em 2025

Scania
Scania Crédito: Scania?Divulgação

A Scania lançou um acelerador Inteligente em sua linha de caminhões no Brasil. Segundo a marca, o sistema reduz o consumo de diesel em até 5%. Portanto, juntamente com outras soluções, a economia pode chegar a 20%.

A novidade está disponível para a linha 2021/2022 de caminhões. Ou seja, as entregas para os clientes que comprarem um modelo com o sistema começam em 1º de agosto.

LEIA TAMBÉM: Feito nos EUA, eixo elétrico da Meritor pode ser vendido no Brasil

Segundo a engenharia da Scania, o funcionamento do acelerador inteligente utiliza vários parâmetros. Por exemplo, o peso do veículo e a pressão aplicada no pedal do acelerador.

Testes de campo validam acelerador inteligente

O objetivo é tornar a condução o mais suave possível. E, evidentemente, tendo em vista o menor gasto de diesel.

Em testes de campo, deu para aferir a economia gerada pelo acelerador inteligente. E a Scania optou por fazer as avaliações com clientes.

Dessa forma, os caminhões equipados com o componente puderam ser avaliados em várias condições. E em operações distintas. Sobretudo nas principais aplicações rodoviárias.

Eficiência em vários tipos de operação

Nesse sentido, a Scania avaliou o sistema em caminhões atrelados a carretas tipo vanderleia e LS (três eixos). Assim como com composições nove eixos (rodotrem). E também com tração como 6×4 e 6×2.

O acelerador inteligente se mostrou bastante eficiente em operações de transporte de grãos. E também de carga frigorífica, e combustíveis, entre outras.

Nos testes os caminhões rodaram mais de 500 mil km. E isso inclui vias com tipos diferentes de topografias. Além disso, as avaliações foram feitas em várias regiões do País.

Quanto pior, melhor

“Com o sistema o veículo pode ser conduzido de forma mais confortável e econômica. Preservando outros componentes do trem de força. Bem como os freios. O sistema trabalha de forma automática”, diz gerente de pré-vendas da Scania do Brasil, Paulo Genezini.

Segundo ele, o sistema desliga sozinho quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo. “Ou seja: ele entende que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do caminhão”, explica.

Segundo Genezini, o acelerador inteligente é ainda mais eficiente em rotas com muitas variações. Ou seja, com frequentes  alternâncias de velocidade e topografia. Bem como tráfego intenso.

Meta ambiciosa

Como o caminhão parcialmente carregado ou vazio, teste é melhor. Dessa forma, a ferramenta contribui para uma maior economia de combustível.

Em rotas com velocidade constante, a redução vai ser menos percebida, informa Genezini. “Como as chamadas velocidade de cruzeiro.”

O acelerador Inteligente chegou como um importante aliado para a Scania. Nesse sentido, a marca tem como meta reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025.

Sistemas combinados

Vários sistemas “dividem” essa conta. Ou seja, o motor Euro 5 com injeção de alta pressão garante 8% de economia. Assim como a aerodinâmica da cabine responde por até 2%.

As inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise ajudam em 2%. Isso graças a recursos como o que permite trocas de marcha mais rápidas. O Scania Actcruise, um controle de cruzeiro inteligente, responde por 3%.

Para isso, o dispositivo escolhe a marcha mais indicada de acordo com a situação. Essa solução vem de série.

Notícias relacionadas