Notícias

Eixo elétrico 14xe da Meritor feito nos EUA pode ser vendido no Brasil

Segundo a Meritor, há conversas com montadoras para o fornecimento do eixo elétrico, mas a empresa nega que tenha fechado contrato com a VWCO para o e-Delevery

Aline Feltrin

03 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

eixo elétrico" >
Crédito:Divulgação/Meritor

A Meritor começa a produzir o eixo elétrico 14xe no segundo semestre de 2021. A fábrica fica nos Estados Unidos. Mas a Meritor do Brasil também terá poderá ter o eixo elétrico disponível para venda.

Contudo, isso ainda não está certo. Segundo a fabricante, por enquanto isso ainda está em estudo. Ou seja, a empresa vem conversando com seus principais clientes para oferecer o eixo elétrico em possíveis aplicações.

Assim, ainda não há previsão de fornecimento do produto no mercado brasileiro. Isso segundo informou ao Estradão o diretor de vendas e Aftermarket da Meritor para a América do Sul, Kleber Assanti.

Meritor nega que eixo elétrico estará no e-Delivery

Questionado sobre se o caminhão e-Delivery, da Volkswagen, teria o sistema, ele negou. "A Meritor ainda não fechou nenhum contrato neste sentido com a montadora alemã de caminhões e ônibus."

O primeiro caminhão elétrico feito na América do Sul será lançado no meio de 2021. O modelo vai ser produzido pela marca alemã na fábrica de Resende (RJ).

Porém, a fabricante de eixos tem participação confirmada no e-consórcio modular. Ou seja, faz parte do sistema de produção da VWCO. Contudo, o produto oferecido é o eixo MS-120.

VWCO criou e-consórcio modular em 2019

A VWCO criou o e-consórcio modular em outubro de 2019 para viabilizar a fabricação de caminhões elétricos. Ele repete, portanto, os conceitos do bem-sucedido consórcio modular que existe há mais de 20 anos.

O conceito é relativamente simples. Trata-se de um grupo de empresas parceiras que se integram à produção de caminhões e ônibus dentro da fábrica da montadora.

Blue Horizon

Continua depois do anúncio

O 14xe é o primeiro produto desenvolvido pela divisão Blue Horizon da Meritor. Essa é uma unidade da empresa que foca novas tecnologias de mobilidade. Sobretudo para o desenvolvimento de veículos eletrificados.

O eixou elétrico 14Xe tem motor central de duas velocidades. Esse sistema se integra ao eixo diferencial trativo.

Portanto, essa acomodação libera espaço para as baterias. Por fim, o novo eixo elétrico é feito  para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 16 toneladas.