Você está lendo...
Scania celebra 65 anos no Brasil e quer produzir motores elétricos de caminhões e ônibus
Lançamentos

Scania celebra 65 anos no Brasil e quer produzir motores elétricos de caminhões e ônibus

Ampliação da fábrica de motores da Scania também visa atender as demais marcas do Grupo Traton, como a VW, além das nova lei de emissões de poluentes

Andrea Ramos

29 de jun, 2022 · 7 minutos de leitura.

Scania 65 anos
Scania 65 anos
Crédito:Scania/Divulgação
Scania 65 anos

A Scania vai completar 65 anos no Brasil no próximo sábado, 2 de julho. Para celebrar, a empresa criou um pacote de itens para o caminhão R 450 e R 540 com teto alto. Além disso, está ampliando a fábrica de motores no País. E pretende produzir motores elétricos para caminhões e ônibus em São Paulo.

Segundo a Scania, o kit para o cavalo-mecânico foi batizada de Edição Comemorativa de 65 anos. De acordo com a marca, a produção será limitada a 265 unidades. Entre os equipamentos, há defletores e saias laterais.

Bem como pintura na cor Nardo Gray, um tipo de cinza fosco. Além disso, há faróis de neblina acima do para brisa e no para-choque e geladeira. Assim como climatizador e rodas de aço pintadas de preto.


Conforme a marca, o pacote sai por R$ 35 mil. Portanto, pode ser adicionado a caminhões cuja produção já está programada. Ou seja, quem fez o pedido de um Scania R 450 ou R 540, mas aguarda pela fabricação ainda pode acrescentar o kit Edição Comemorativa 65 anos.

Pacote de equipamentos da série especial, pintadas de cinza, é limitado a 250 unidades; Fotos: Scania

Scania amplia produção de motores

Todos os Scania R 450 e R 540 podem receber o pacote. No caso do R 450 das versões com tração 4x2 e 6x2, o caminhão tem motor de 450 cv de potência e 240 mkgf. No caso da 6x4, são 540 cv e 275 mkgf, respectivamente. Seja como for, a força máxima está disponível a partir das 1.000 rpm.


Aliás, a unidade de produção de motores da Scania foi ampliada. A linha de montagem fica dentro da planta da empresa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Com isso, poderá atender as demais marcas do Grupo Traton, do qual faz parte.

Além da sueca, a companhia é formada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a norte-americana Navistar e a RIO. Ou seja, a empresa do setor de conectividade que atende todas as marcas do grupo e seus produtos.

Capacidade para fazer 30 mil veículos

Além disso, a planta brasileira é a única da Scania fora da Suécia. Portanto, também fornece motores para os demais mercados do globo onde a marca atua.


Segundo o diretor de oferta e soluções da Scania Latin America, Marcelo Galão, a unidade instalada no Brasil tem capacidade para produzir até 30 mil veículos por ano. ?Ou seja, temos condições de atender à demanda do sistema de produção global da marca", diz.

Além disso, no futuro a planta instalada no ABC paulista vai produzir motores elétricos. Dessa forma, o Brasil deverá se tornar um polo exportador de novas tecnologias de eletrificação. Porém, o executivo não revelou quando isso ocorrerá.

Scania testa caminhões e ônibus elétricos na fábrica

Seja como for, em janeiro de 2023 entra em vigor a nova lei de controle de emissões de poluentes. O chamado Proconve P8 equivale ao Euro 6, vigente na Europa desde 2014. Assim, a planta paulista já está apta a produzir motores que atendem essa regra.


Nesse sentido, a Scania inaugurou um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no País. Entre as atribuições da área há pesquisas para implementação de veículos elétricos no mercado brasileiro. Isso inclui testes com ônibus e caminhão movidos a eletricidade.

Por ora, esses modelos rodam apenas na parte interna do complexo. Vale lembrar que esses veículos já estão à venda no mercado europeu. Assim, os testes visam adaptá-los à realidade do País.

Scania 65 anos
Ônibus elétrico vendido na Europa circula em testes nas instalações da Scania no Brasil

Dia da Paixão Scania

Segundo a Scania, o ônibus elétrico faz o transporte de funcionários. Já o caminhão da linha P atua na distribuição interna de peças e componentes.

Contudo, a empresa não revela quando deve começar a oferecer esses modelos no Brasil. ?Nossa intenção é avaliar a tecnologia. Bem como estudar o comportamento desses veículos?, diz Galão.

Scania 65 anos

Como parte da celebração do aniversário, no próximo sábado ocorrerá a terceira edição do Dia da Paixão Scania. O evento vai reunir colaboradores, clientes e fãs da marca. A ideia é divulgar conteúdo sobre o setor de transportes. Bem como contar a história da empresa e discutir perspectivas para o futuro.

O evento será online e transmitido pelo canal da Scania Brasil no Youtube. Os conteúdos vão ser divulgados de 29 de junho a 1º de julho. A primeira live será hoje, a partir das 17h30. Além disso, até agosto as concessionárias vão receber clientes em eventos presenciais.

Deixe sua opinião