Redação

08/10/2020 - 3 minutos de leitura.

Scania testa caminhão movido a energia solar na Suécia

Caminhão Scania híbrido tem motor elétrico alimentado por meio de energia fotovoltaica que reduz o consumo de combustível em até 20%

Scania
Crédito: Divulgação/Scania

A Scania iniciou na Suécia testes com um caminhão movido a energia solar. A marca instalou painéis solares em um semirreboque acoplado a um cavalo-mecânico. Segundo informações da fabricante, o uso de energia fotovoltaica poderá contribuir para a redução do consumo de combustível em até 10% se o modelo rodar apenas em território sueco.

O caminhão será utilizado pelo transportador sueco Ernst Express. O reboque é revestido de células fotovoltaicas com 18 metros de comprimento. A área total dos painéis, incluindo as laterais do veículo, é de 140 m².

Líder de Tecnologia e Design de Veículos da Scania, Eric Falkgrim diz que as células solares foram empregadas anteriormente em barcos. “Mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, como geladeiras e fogões e não o powertrain”, diz.

Caminhão da Scania é híbrido

A Scania informa ainda que, ao rodar em locais com grande incidência de luz solar, a redução do consumo pode chegar a 20%. A expectativa é que o sistema gere o equivalente a 14.000 kWh de energia elétrica por ano.

O sistema gera eletricidade para alimentar um motor elétrico. Ou seja: trata-se de um caminhão híbrido, com motor a combustão e elétrico. A marca não revelou quantos quilômetros o caminhão poderá rodar no modo 100% elétrico.

Além de economizar combustível, o semirreboque poderá fornecer energia para uma pequena rede elétrica. Isso quando o veículo não estiver em uso. A Scania informa que essa tecnologia poderia ajudar os moradores de regiões afetadas por desastres naturais, por exemplo.

Scania informa que caminhão poderá fornecer energia para rede

Em julho, o Estradão publicou reportagem sobre o uso de energia fotovoltaica. A Pepsico e a Sunew  desenvolveram um sistema  para caminhões que utiliza eletricidade gerada a partir de energia solar.

O equipamento é instalado no teto de baús e atua em conjunto com o sistema elétrico do veículo. Isso inclui a bateria e os dispositivos de iluminação. E permite aumentar a durabilidade dos componentes elétricos do modelo.

 

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