Scania AXL, o caminhão sem cabine da marca

Conceito autônomo segue tendência para aplicações em operações confinadas como em canteiros de obras

Scania AXL
Scania AXL Crédito:

Grupo de especialistas de diversas áreas da Scania desenvolveu o primeiro caminhão-conceito totalmente autônomo e sem cabine da marca, o AXL. O modelo se torna um marco porque também o projeto buscou ter o sistema modular de produção da companhia como base, ou seja, o uso de componentes comuns na linha de caminhões, apesar da ausência da cabine.

Para a Scania, as soluções autônomas são cada vez mais consideradas pela indústria do transporte em virtude do potencial da eficiência e da produtividade que poderão entregar. Minas e grandes canteiros de obras, por exemplo, costumam ter atividades ininterruptas, além serem ambientes fechadas, de possibilidade de maior controle.

“Com o Scania AXL estamos dando um passo significativo em direção aos sistemas de transporte inteligentes do futuro, onde veículos autônomos desempenharão um papel natural”, diz em nota Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. “Continuamos a construir conceitos para demonstrar o que podemos fazer com a tecnologia disponível hoje”.

A Scania já tem caminhões autônomos em operações reais, como nos testes que realiza em parceria com a Rio Tinto em uma mina de sal na Austrália. Até agora, porém, os modelos operam com um condutor de segurança a bordo que pode intervir, caso seja necessário.

“O Scania AXL não possui cabine e isso muda o jogo significativamente”, reforça Claes Erixon, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania. “O desenvolvimento de veículos autônomos fez grandes progressos nos últimos anos. Ainda não temos todas as respostas, mas por meio de veículos-conceito como o Scania AXL, abrimos novos caminhos e continuamos a aprender em grande velocidade.”

A Scania não revela especificações técnicas, apenas que o motor é a combustão e aceita combustíveis renováveis.


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