A Scania lançou na Europa as novas cabines ampliadas das séries R e S. Ou seja, elas têm 270 mm a mais no comprimento. Com isso, a marca sueca passa a se enquadrar nas novas leis europeias em relação às dimensões de caminhões.
As novas cabines são feitas pela Laxå Special Vehicles, empresa subsidiária da Scania. Portanto, são voltadas a operações de transporte de longa distância. Nesse sentido, oferecem espaço até 13% maior que as convencionais.
Segundo a Scania, o principal benefício é o conforto maior para os motoristas. "O transportador pode utilizar aquilo que atender melhor sua operação. Seja uma cama extra, ou mais larga", afirma o vice-presidente-sênior da empresa, Stefan Dorski.
Publicidade
De acordo com o executivo, vários setores vão ser beneficiados. Dorski cita autoescolas, além de áreas como defesa e resgate. Além disso, é possível instalar uma cama com 100 mm de largura.
Scania cabine S convencional
Seja como for, a versão convencional da cabine S é vendida também no Brasil. Nesse sentido, ela tem mais espaço que a da linha R.
Ou seja, são 50 mm a mais no comprimento e 100 mm a mais na altura. Além disso, o piso é totalmente plano.
Na Europa, as novas cabines da Scania chegarão ao mercado europeu no último trimestre de 2021. Com isso, trata-se da segunda marca a lançar modelos mais amplos.
A primeira foi a DAF, que acaba de apresentar sua nova geração de modelos europeus. Ou seja, as cabines XG e XG+.