O Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA Commercial Vehicles) de 2020 foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (6) pela a VDA (Associação dos Fabricantes de Veículos da Alemanha) organizadora do evento. A feira voltará a ocorrer em 2022.
O salão ocorreria entre os dias 24 e 30 de setembro deste ano na cidade de Hanover, na Alemanha. O IAA é um dos maiores e mais importantes eventos do setor de veículos comerciais do mundo, tanto em público quanto no número de marcas participantes.
LEIA TAMBÉM: Nikola Motor trava disputa com a tesla por patente de caminhão
Publicidade
As principais fabricantes de caminhões e ônibus com atuação global participam do IAA. O evento é realizado a cada dois anos. Com o cancelamento, a edição ocorrerá só em 2022.
Em comunicado, a organizadora do evento informa que não poderia expôr a saúde dos milhares de visitantes do salão vindos de todas as partes do mundo neste momento de pandemia da covid-19. "Foi uma decisão difícil de tomar. Tendo em vista a situação geral na Europa e no mundo, não vemos possibilidade de realizar o IAA", informa o comunicado.
Salão de Paris também foi cancelado
Além do IAA, outros grandes eventos do setor automotivo programados para este ano foram cancelados. É o caso do Salão de Paris, que reveza com Frankfurt (Alemanha) e tradicionalmente ocorre depois de Hanover.
A edição deste ano do salão francês ocorreria entre os dias 1 e 11 de outubro. O evento seria realizado no centro de exposições Porte de Versailles. A mostra de Paris ocorre em anos pares e a de Frankfurt, nos anos ímpares.
Sobre o IAA
O salão IAA ocorre desde 1897. Trata-se de um dos eventos do setor de veículos mais tradicionais da Alemanha e faz parte do calendário oficial de eventos do país. O cancelamento da feira representa uma grande perda para Hanover. Por causa do salão, a cidade recebe milhares de visitantes.