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Rodovias do litoral paulista já têm edital de concessão

Concessão das rodovias prevê investimentos de R$ 3 bilhões e descontos no pagamento eletrônico de pedágios e para usuários frequentes

Redação

26 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

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concessão de rodovias
Crédito:Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo publicou edital para concessão de rodovias do litoral. Serão 222 quilômetros em 12 municípios. Ou seja, de Mogi das Cruzes até Pedro de Toledo.

A concessão inclui a ampliação das estradas. Bem como operação, manutenção e realização de obras de infraestrutura.

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Segundo o governo, serão R$ 3 bilhões em investimentos. Seja como for, metade disso será aplicado até cinco anos após a assinatura do contrato.


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Prazo vai até 23 de agosto

Assim, o objetivo é facilitar o tráfego. Ou seja, sobretudo entre o litoral Sul e a capital. De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Assim, poderão concorrer empresas do Brasil e de fora. Segundo o edital, ganha quem oferecer o maior valor de outorga fixa. Nesse sentido, R$ 30 mil é o valor mínimo indicado.

Dessa forma, os documentos estão disponíveis no site da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, ARTESP (clique aqui). Até 23 de agosto será possível apresentar propostas.


Rodovias têm nove trechos

Seja com for, o novo lote integra a quarta etapa do Programa de Concessões Rodoviárias. Nesse sentido, nove trechos vão receber investimentos (veja abaixo).

SP-088, Estrada do Evangelho Pleno
Rota do Sol, SP-098
Litoral Norte, SP- 055
Litoral Sul,  SP-055
(Miracatu-Peruíbe), SPA 291/055 
SPA 344/055, que abrange 12 municípios: Arujá, Bertioga, Biritiba-Mirim, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande e Santos. 

 

Segurança viária

De acordo com o governo de São Paulo, a a segurança será prioridade. Ou seja, a ideia é resolver problemas nos trechos com maior risco de acidentes.

Nesse sentido, será usada a metodologia iRAP. Ou seja, o Programa Internacional de Avaliação de Rodovias. O Estado já adotou esse sistema antes.

Assim, as vias serão projetadas para reduzir a possibilidade de acidentes. Bem como minimizar a gravidade das ocorrências.


Reprodução/Mobilidade Sampa

Inovações tarifária e tecnológica

Segundo o edital, o preço do pedágio vai depender do trecho percorrido. Além disso, haverá descontos progressivos para quem usar a rodovia com frequência.

No mesmo sentido, será oferecida opção de pagamento eletrônico. Assim, quem usar esse sistema terá desconto de 5% no preço. 

Seja como for, também haverá passagem livre. Inédito no País, o dispositivo vai ter pórticos. Porém,  sem barreiras físicas.

Segundo o governo paulista, algumas rodovias brasileiras testam o sistema. Porém, será a primeira vez que a novidade vai fazer parte das cláusulas do contrato.

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