O ano de 2022 registrou importantes lançamentos no mercado brasileiro de caminhões. Todas as montadoras renovaram suas linhas com o objetivo de se adequarem às novas normas de emissões do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6).
Dessa forma, a partir de 2023, o mercado estará recheado de novidades, com caminhões mais modernos e com mais tecnologias embarcadas. Mas, acima de tudo, mais econômicos. Nesse sentido, a indústria fala entre 5% e 20% de redução no consumo médio de diesel, que é o que pode entregam os caminhões padrão Euro 6.
Todavia, a nova legislação abriu mais espaço para o crescimento de veículos com motores alternativos ao diesel. A Volkswagen Caminhões e a JAC Motors, por exemplo, já comercializam seus caminhões 100% elétricos. E a Scania conta com uma gama a gás desde 2020. Em 2022, as três fabricantes anunciaram a expansão das respectivas linhas.
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Assim, VWCO e JAC chegam em 2023 com modelos semipesados de 17 t e 18 t. E a Scania deve trazer o motor de 460 cv a gás até o final do próximo ano. Vale lembrar que a marca escandinava vai encerrar 2022 com 700 unidades a gás vendidas.
Na rota da sustentabilidade
Também em 2022, a Iveco, além dos motores Euro 6, anunciou que entrará o próximo ano para a jornada sustentável. E vai oferecer caminhões elétricos e a gás. Para isso, deu início ao programa Iveco Natural Power.
A Ford também foi a primeira do segmento de furgões de grande porte a anunciar a chegada da E-Transit. O veículo já está em testes nas operações da DHL. E entrará em 2023 no mercado. Vale lembrar que o Brasil já conta com furgões mais compactos elétricos com o trio Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Fiat e-Scudo.
Seja como for, listamos a seguir aqueles lançamentos que foram assunto e receberam muitas curtidas nas redes sociais em 2022. Ou seja, chamaram a atenção do público. E estarão no mercado a partir do próximo ano. Confira abaixo os modelos.
Iveco S-Way
Principal lançamento da Iveco neste ano, o S-Way estará disponível ao mercado a partir de 2023. O caminhão premium da marca de origem italiana chega para substituir a linha Hi-Way e Hi-Road, que parou de ser produzida.
Assim, o caminhão chega com tecnologias de última geração. A começar pelo menor consumo de diesel em cerca de 15% na comparação com os caminhões da gama Hi-Way. Ademais, o S-Way é equipado com motor Cursor 13, de 13 litros e seis cilindros em linha. E para cumprir o Proconve P8, a Iveco adota o sistema denominado Hi-eSCR, que dispensa o uso do EGR (de recirculação dos gases de escape) e dá lugar ao filtro DPF e ao sistema de oxidação DOC.
Dessa forma, o motor chega nas opções de potência de 450 cv (4x2), 480 cv (6x2) e 540 cv (6x4). Com torque desenvolvido a partir de 250 mkgf. O motor trabalha com a caixa ZF Traxon de segunda geração. Que entre os atributos, mapeia o caminho e seleciona a marcha conforme a velocidade. Além disso, grava a rota percorrida.
Sobre a segurança ativa, o novo cavalo mecânico conta com leitor de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (que acelera e freia o caminhão conforme o tráfego) e sistema de frenagem autônoma. Há ainda o Hill Holder (partida em rampa) e controle de tração. Ademais, o caminhão é oferecido com duas opções de cabine, de 2.300 mm e 2.500 mm de altura. Vale ressaltar que, no ano que vem, a Iveco traz a versão a gás do S-Way.
JAC E-JT 18
O caminhão rígido E-JT 18 da JAC Motors conta com peso bruto total (PBT) de 18 t e tração 4x2. Ele chega ao mercado custando a partir de cerca de R$ 1,1 milhão. O E-JT 18 é o segundo caminhão semipesado 100% elétrico à venda no Brasil. O primeiro foi o BYD ET 18. Conforme a JAC, são duas opções de bateria com quatro módulos de 280 kWh que rendem autonomia de até 600 km. Porém, esse dado é com o caminhão vazio. Com o modelo carregado, a autonomia baixa para cerca de 350 km. Na versão com duas baterias, a autonomia é de até 300 km com o caminhão vazio.
Por fim, o caminhão semipesado pode receber o terceiro eixo. Portanto, além da tração 6x2, seu PBT sobe para 26 t. Uma alternativa para empresas que fazem coleta de resíduos. Além disso, na configuração com carroceria curta, de 7,2 metros, pode rodar em centros urbanos.
Mercedes-Benz Actros Estrela Delas
Uma das maiores atrações da Fenatran 2022 foi o Mercedes-Benz Actros Estrela Delas. O caminhão traz uma série de equipamentos. Fruto de sugestões feitas por mulheres, seja esposa de motoristas profissionais e caminhoneiras, por meio da iniciativa a Voz Delas, da marca da estrela.
Seja como for, o caminhão se destaca por ser o primeiro a contar com banheiro, localizado embaixo da cama. Ademais, há cooktop por indução, uma área que remete a um camarim, com espaço para maquiagem. E tomada de força para chapinha e secador.
Apesar de a cor rosa remeter à feminilidade, o tom faz alusão à pele de recém-nascidos. Ou seja, ao fato de o caminhão ser um produto novo. Da mesma forma, remete o lado maternal associado às mulheres.
A Mercedes-Benz tem o objetivo de produzir o Actros Estrela Delas em série. Mas em 2023, por meio da iniciativa A Voz Delas, o caminhão vai participar de uma série de eventos dentro do transporte. Assim, será uma oportunidade de o empresário de transporte conhecer o equipamento.
Mercedes-Benz Arocs 6x4
O Arocs é um dos caminhões destinados ao uso off road mais robustos. Lançado em 2021, o modelo já está na lista dos mais vendidos dentro da categoria. E com a proposta de copiar o mesmo feito nas atividades agro, mas também cobrir o vazio deixado pelo antecessor Axor, a Mercedes-Benz está apresentando a versão do Arocs 6x4.
Assim, o caminhão chega com a mesma robustez da linha destinada às operações super pesadas, porém, traçado. Seja como for, o caminhão chega com motor OM 460 LA de 495 cv de potência e 245 mkgf de torque com tecnologia Euro 6. Este motor equipará os modelos Arocs 3351 6x4e Arocs 4151 6x4. Já a versão do OM 471 LA de 530 cv e 265 mkgf de torque chega para equipar o Arocs 3353 6x4.
Volkswagen Meteor Optimus
A VWCO apresentou o seu caminhão pesado Meteor no pacote Optimus. Em outras palavras, o caminhão traz o que há de mais completo em conforto. Bem como tecnologia e segurança a bordo. Por essa razão, chega por preço bem salgado, de cerca de R$ 1 milhão.
A bordo o modelo é requintado, com acabamento de couro preto que se mescla aos detalhes em tons cobre por toda cabine. Incluindo painel de portas.
Ademais, conta com câmera no lugar de retrovisores e multimídia com tela de 10”. Ele conta ainda com sistemas de segurança ativo como ACC, sensor de mudança de faixa entre outros recursos. Do mesmo modo, as calotas laterais são preparadas para ajudar a aerodinâmica do veículo.
Nesse sentido, segundo a VWCO tais itens permitem economia de até 3% frente ao modelo mais tradicional. E o pacote está disponível tanto nas versões 6x2 e 6x4.
Scania V8 660 - 10x4
Destinado às operações super pesadas, o Scania R 660 com motor V8 e cabine R com tração 10x4. Dessa forma, o caminhão está preparado para a mineração.
Estima-se que esse modelo veículo seja o mais caro do País, com motor a combustão. Ou seja, seu valor aproximado é de R$ 2 milhões. Além do motor V8, o veículo chega com redutor nos cubos de roda, freio retarder e todos os itens do pacote XT.
O motor de 660 cv de potência e 336,7 mkgf de torque chega atendendo a norma Euro 6. Com isso, segundo a Scania o modelo está 2% mais econômico que a geração Euro 5 de 620 cv.
Scania V8 770
Para atender o transporte rodoviário mais pesado, a Scania trouxe para o Brasil o Scania na versão de 770 cv, também com motor V8 de 16 litros. O caminhão, que pode receber cabine R ou S, gera potência de 770 cv e torque de 377,5 mkgf. Ou seja, o mais potente oferecido em série.
Apesar de o caminhão chegar ao mercado oficialmente em 2023, a primeira unidade foi vendida para a Zaqueu Transportes, na Fenatran. E custando um pouco mais barato frente ao irmão de 660 cv. Por R$ 1,6 milhão.
Volvo FM elétrico
A Volvo trouxe o primeiro caminhão pesado 100% elétrico. Trata-se do FM, modelo destinado às operações urbanas e regionais. Equipado com pacotes de duas a seis baterias sua autonomia chega a 300 km. Ademais, conta com PBTC (peso bruto total combinado) de 44 t.
Ainda de acordo com dados da marca, há três motores elétricos que geram 490 kW de potência. Ou seja, equivalentes a 660 cv. Os motores trabalham com a transmissão I-Shift de 12 velocidades que se conecta ao eixo cardan. De acordo com a Volvo, esse sistema contribui para otimizar as respostas do caminhão.
Além disso, há suspensão a ar em todos os eixos. Da mesma forma, o modelo tem sistema de regeneração das forças de frenagem.