A Randon está lançando uma nova geração de implementos rodoviários graneleiros. Segundo a empresa gaúcha, entre as inovações está a possibilidade de o equipamento receber eixo elétrico. Além disso, houve redução do peso que, dependendo da versão, garante até 800 kg a mais de capacidade de carga no caso do semirreboque. Por sua vez, no rodotrem o ganho foi de até 1.200 kg. Outro destaque é o painel Ecoplate 3. Ou seja, evolução das aplicações disponíveis até então.
De acordo com a Randon, trata-se de um material feito da junção de aço galvanizado e PVC, unidos por adesivo de alta resistência. Portanto, não há madeira na composição. Como resultado, as peças são 100% recicláveis. Da mesma forma, houve ganho na resistência a impactos inclusive na parte interna da caixa de carga, informa a fabricante.
Vedação mais eficiente
Segundo a Randon, as tampas da linha graneleira têm perfis de alumínio na estrutura. Portanto, além de não haver soldas, as peças são mais leves, o que facilita a abertura e o fechamento. A fabricante informa ainda que as novas borrachas de isolamento garantem melhor vedação da caixa de carga. O resultado é a menor perda de grãos durante o transporte. Além disso, há opções com assoalho de alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento.
Publicidade
Tudo isso colabora com redução do peso e a melhoria no escoamento da carga, conforme a empresa. Por sua vez, o graneleiro New R traz novo sistema de iluminação, com maior quantidade de LEDs. Segundo a marca gaúcha, o sistema já está em conformidade com a Resolução 667/17, do Contran. A regra que só entrará em vigor em 2024, traz novas especificações técnicas para sistemas de sinalização de veículos.
Novo desenho
Conforme a Randon, os graneleiros também ganharam atualizações que incluem redesenho das sinaleiras e da aplicação da marca. Bem como novo para-choque tubular. Além de não haver solda nas colunas, a peça tem sistema de travamento automático e proteção para o adesivo refletivo.
Oura novidade é que os graneleiros podem receber eixo de tração auxiliar elétrico e-Sys. Conforme as s Empresas Randon, responsáveis pelo sistema, a redução do consumo de diesel pode chegar a 20%. Como resultado, também há diminuição da produção de resíduos e emissão de poluentes. Outros destaques são as soluções de telemetria e gestão de frotas. Desenvolvidos pela Randon Smart, esses recursos também contribuem para reduzir custos e tornar a operação mais rentável.