A Randon anunciou a conclusão de um ciclo de investimentos em seu centro tecnológico em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Como parte do aporte, foram destinados R$ 3 milhões à ampliação do laboratório da empresa. De acordo com informações do grupo, que fabrica autopeças, implementos rodoviários e veículos e atua na área de consórcios, isso permitirá ampliar a capacidade instalada da unidade.
Com as melhorias, a empresa pretende ampliar sua atuação em setores da indústria de veículos em em geral e fora de estrada, implementos rodoviários e da linha agrícola. O investimento faz parte de um conjunto de iniciativas para consolidar o centro tecnológico.
A meta, de acordo com informações da empresa, é fazer da unidade um dos principais complexos de desenvolvimento de produtos e soluções para indústria da mobilidade no Brasil. Gerente de Inovação do Centro Tecnológico Randon, Joel Boaretto diz que uma área de ensaios dinâmicos será inaugurada ainda neste ano. A nova divisão será focada no desenvolvimento, teste e homologação de sistemas de freio e de controle de estabilidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Novo DAF XF105 chega ao Brasil de olho na liderança de vendas
O Centro de Tecnológico da Randon foi criado há dez anos. Em suas instalações são desenvolvidas tecnologias, testes e validação de inovações. Além de laboratório, o complexo conta com 20 tipos de pistas de testes que somam 15 quilômetros de extensão. Nessa área são reproduzidos diferentes tipos de pavimento e realizados testes nas mais variadas condições.
Um dos produtos desenvolvidos pela Randon nesta unidade é módulo de tração elétrica e-Sys da marca Suspensys. O sistema foi apresentado ao público na edição de 2019 da Fenatran na carreta Randon Hybrid R.
Trata-se de um conjunto eletromecânico. O equipamento é formado por uma unidade de controle eletrônico, bateria, inversor e motor elétrico acoplado a um eixo. O gerenciamento do sistema é feito por meio de software dedicado, que atua automaticamente.
Outro destaque é o dispositivo que recupera a energia gerada durante as frenagens e reduções de velocidade. Esse sistema, que funciona como uma espécie de dínamo, produz eletricidade que será enviada à bateria. Essa energia "extra" é para ser utilizada para alimentar o próprio equipamento.
Empresas Randon têm bons resultados no semestre
As empresas Randon apresentaram bons resultados financeiros no primeiro semestre de 2020. Isso apesar de reportarem lucro 50% menor no período em relação a 2019. A companhia informa que vem realizando importantes movimentos no setor. Isso inclui a aproximação das empresas Castertech e Fras-le com novos clientes no exterior.
A Suspensys fez uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). A empresa ingressou no Consórcio Modular mantido pela montadora em Resende, no Rio de Janeiro. A Suspensys será responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas que equiparão os caminhões e os ônibus da marca alemã.
Atualizada em 27/8/2020, às 12h40