O Pacific Ultra, também conhecido como P-12, foi o caminhão rodoviário mais potente da sua época. Seu motor desenvolvia nada menos que 800 cv. Do mesmo modo, tinha a maior capacidade de reboque. Aliás, esse feito permanece até hoje.
O caminhão mais potente da estrada nasceu graças à empresa Pacific Truck and Trailer, do Canadá. A empresa foi fundada em 1947 por um grupo de ex-funcionários da Hayes Trucks. A companhia produzia caminhões pesados para operações florestais e de mineração. De início, a ideia era oferecer veículos personalizados aos clientes. E, dessa forma, servir às diversas aplicações rodoviárias pesadas.
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Como o mercado no pós-guerra carecia de novidades robustas, no primeiro ano a empresa vendeu alguns veículos destinados à operação florestal. Com isso, ganhou fama. Mas dois anos depois, cresceu. E começou a produzir um caminhão por dia. Para isso, aumentou em mais de cinco vezes o número de funcionários na fábrica. Para se ter uma ideia, ainda na década de 1950, a pequena fabricante recebia encomendas até de países estrangeiros.
Do sucesso da marca, nasceu o caminhão de 800 cv
Na década de 1970, devido ao seu sucesso, a Pacific Truck and Trailer foi adquirida pela International. Dessa forma, em 1971, com a produção do 500º caminhão, tornou-se cada vez mais conhecida fora do Canadá. Assim, a South African Railway, empresa de ferrovia sul-africana, convidou a fabricante a participar de uma licitação. Por meio dela, seriam adquiridos quatro caminhões pesados com o desafio de transportar cargas de até 370 toneladas.
Para cumprir o desafio, a engenharia da fabricante viajou à África e foi conhecer a operação, as cargas que seriam transportadas, bem como as rotas. Dessa forma, desenvolveram o P-12. Ou seja, o modelo mais adequado para o tamanho da obra.
Contudo, o mais inusitado é que o caminhão oferecido nunca havia sido construído. Mas o anúncio da vitória da Pacific na licitação saiu em maio de 1972. E, em agosto do mesmo ano, o projeto ficou pronto. Assim, em novembro, os quatro caminhões começaram a operar em Joanesburgo.
P-12 era superdimensionado
Seja como for, o Ultra, além de ser o caminhão mais potente da estrada, tinha a maior capacidade de tração da época. Ou seja, capaz de rebocar 370 toneladas. O seu design também o diferenciava. Isso graças ao capô gigantesco. Debaixo dele ficava o potente motor Cummins V12 1710, com 800 cv. Além disso, a estação de trabalho da pequena cabine ficava à direita.
Para garantir o resfriamento adequado do motor, o radiador era gigantesco. Do mesmo modo, os filtros de ar. Algumas unidades contavam com reboque sobre o chassi. Por isso, muito gente confundia o caminhão com locomotivas, principalmente pelos seus mais de 5 metros de altura. Esses caminhões rodavam sozinhos ou em conjunto. Dessa forma, aumentavam a capacidade máxima de tração em centenas de toneladas.
Seja como for, no total, a Pacific construiu 23 unidades do Ultra. O último modelo saiu da linha de produção em 1991 e encerrou uma longa história no setor. Mas, em seus 44 anos de operação, a empresa produziu 2.308 caminhões Pacific.
Atualmente, a marca, bem como todas as patentes, planos e modelos pertencem à Canadian Coast Power Train, que adquiriu a marca em 2002. Entre seus clientes está a Nasa, que encomendou nada menos que o P-16, sucessor do P-12. Esses caminhões fazem o transporte dos ônibus espaciais do bunker até a plataforma de lançamento.