Os caminhões que ganharam apelidos são aqueles que mais fizeram parte do imaginário popular. Afinal, eles cruzaram o país, transportando diversas mercadorias, tendo como principal personagem o caminhoneiros, por carregar consigo muitas histórias. Alguns caminhões e que ganharam apelidos hoje são eternizados e fazem parte da história do transporte rodoviário de carga.
Confira quais são os caminhões que ganharam apelidos
FNM “Boca de Bagre”

Esse modelo foi fabricado em 1959, com cabine Brasinca, o que lhe rendeu o apelido Boca de Bagre pelo formato da grade que, segundo alguns caminhoneiros, remetem à boca do peixão. Seu motor de 11 litros desenvolvia potência de 150 cv.
Mercedes-Benz L-312 “Torpedo”

Popularmente conhecido como Torpedo, o Mercedes-Benz L-312 foi o primeiro da marca produzido no Brasil, em 1956. O modelo recebeu o apelido por causa do motor OM-312, de injeção direta, 6 cilindros em linha e 112 cv de potência.
Mercedes-Benz LP-321 “Cara-Chata”

O Mercedes-Benz LP-321 foi produzido de 1958 a 1970. O caminhão tinha capacidade de carga de 10 t de PBT. O seu motor de 6 cilindros em linha desenvolvia potência de 121 cv e o câmbio era manual de 5 marchas. Ele chegou a vender 35 mil unidades ao longo de sua existência.
Scania L 76 “João de Barro”

Em 1963 a Scania lançou o L 76, também conhecido como João de Barro por causa da cor terrosa alaranjada, como a casa do passarinho que leva o mesmo nome. O caminhão tinha um motor de 11 litros com 213 cv de potência e 76 mkgf de torque.
Scania 111 “Jacaré”

O Scania 111 ficou mais conhecido por Jacaré
Em 1976, a Scania lançou os caminhões L, LS e LT 111, da Série 1. O último foi o mais popular e ganhou o apelido “Jacaré”, em função da sua cabine bicuda que remetia à boca do animal.
Ford F-14000 “Sapão”

O formato arredondado do capô do Ford F-14000, para muitos caminhoneiros, lembrava a de um sapo. E até hoje o modelo é lembrado como Sapão.
Constellation 19.320 “Bob Esponja”

Um dos recordistas de vendas da VWCO foi a primeira geração do Constellation 19.320. Lançado em 2005, a marca escolheu a cor amarela para divulgar o modelo, e essa cor pegou no mercado. Com isso o caminhão ganhou o apelido Bob Esponja.