Tecnologia

Realidade aumentada é aposta da Mercedes no pós-venda

Por meio de óculos de realidade aumentada, concessionárias da Mercedes-Benz poderão oferecer serviços de pós-vendas mais rápidos e eficientes

Aline Feltrin

26 de ago, 2020 · 5 minutos de leitura.

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Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

Novas tecnologias, como a realidade aumentada, vêm sendo utilizadas pelo setor de transporte e logística para melhorar a qualidade dos serviços. A Mercedes-Benz, por exemplo, passará a contar em breve com óculos de realidade aumentada em sua rede de concessionárias. A novidade, que aplica simulação virtual sobre o mundo real, permite modernizar ações de treinamentos e manutenção, por exemplo.

Em setembro, pelo menos 10 autorizadas da marca vão contar com a nova ferramenta. A estimativa é do diretor de peças e serviços da fabricante, Silvio Renan. “Até 2021, cerca de 100 concessionárias terão esses óculos”, diz. O executivo conta que o plano de iniciar a implantação da ferramenta no primeiro semestre deste ano foi postergado por causa da covid-19.

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O uso dos óculos de realidade aumentada vai refletir diretamente na melhoria do índice de satisfação do cliente. A informação é da Mercedes-Benz. A ferramenta permitirá que diagnósticos mais complexos, que dependem de orientação da fábrica, poderão ser solucionados instantaneamente. Renan afirma que, sem essa tecnologia, o tempo de resolução de casos muito específicos pode levar de três dias a uma semana para ser concluído.

Na prática, os óculos de realidade aumentada funcionam como uma canal interativo, em tempo real, entre o mecânico da concessionária e o engenheiro e/ou técnico da fábrica. O profissional da oficina coloca os óculos e a imagem do sistema ou componente que está sendo checado (seja de caminhão ou ônibus) é projetada.


A comunicação é facilitada por meio de microfone e fone de ouvido. Com os novos óculos, é possível gravar imagens e som e projetar diagramas elétricos, por exemplo. E também visualizar detalhes técnicos do veículo e realizar movimentos simulando intervenções. De acordo com Renan, o resultado é um atendimento mais rápido e efetivo. “O caso é resolvido já na primeira vez em que é tratado e há mais qualidade na execução”.

A realidade aumentada na área de serviços está alinhada com a cultura de produção 4.0, que vem sendo consolidada pela  Mercedes-Benz. A empresa vem utilizando essa solução também na área de cabines, por exemplo. “É uma interatividade dinâmica e otimizada que, no futuro próximo, poderá conectar toda a cadeia - da fábrica ao consumidor final”, diz Renan.

Realidade aumentada amplia soluções conectadas

Os óculos de realidade aumentada se juntam a outras ferramentas virtuais que já fazem parte das soluções disponíveis na rede Mercedes-Benz. Uma delas é o atendimento de pós-vendas e o serviço 24h, que podem acionados pelo Whatsapp. O  dono do veículo envia mensagem e aguarda instruções. O retorno do atendimento, segundo informações da Mercedes-Benz, é imediato. Esse canal é indicado especialmente para emergências, quando o motorista do caminhão ou ônibus está na estrada e precisa de uma resposta rápida. O número de contato é o (19) 98450-0010.


A Mercedes-Benz também utiliza o aplicativo de mensagens para avaliar a reputação de seu serviço de pós-vendas. Após a finalização do atendimento, o cliente é convidado a responder uma pesquisa de satisfação com seis questões. Segundo Renan, esse canal tem ajudado a empresa a detectar mais rapidamente eventuais falhas no processo.

 

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