Andrea Ramos

22/02/2021 - 5 minutos de leitura.

Novo Volvo FM já roda no Brasil e deve chegar neste ano

Um Volvo FM 380 da nova geração foi flagrado em testes, com adesivos, na Serra das Araras, no Rio de Janeiro, o que indica que o lançamento está próximo

Volvo FM 380
Volvo FM 380 Crédito: José Augusto de Souza Oliveira/Divulgação

O novo Volvo FM 380 já está rodando em testes no Brasil. O fotógrafo José Augusto de Souza Oliveira flagrou o modelo com camuflagem. Ele estava na Serra das Araras, em Piraí, no Rio de Janeiro.

Embora tivesse adesivos na cabine para esconder suas linhas, dá para perceber que se trata do novo cavalo-mecânico. Do mesmo modo, fica claro que o modelo tem tração 6×2.

Assim também, pelas fotos é possível supor que o implemento estava vazio. Enfim, isso porque tanto o eixo do cavalo-mecânico quanto o da vanderleia estavam suspensos.

Novo Volvo F foi lançado em 2020

Assim, o lançamento no Brasil deve ser neste ano. Sobretudo depois de a Volvo ter registrado as patentes dos novos FM e FH no Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Seja como for, logo após a estreia na Europa o Estradão perguntou à Volvo quando a nova linha viria ao Brasil. Porém, a filial brasileira da empresa informou que não havia previsão.

Mas dá para dizer que o modelo vai ser apresentado na Fenatran. A edição de 2021 da maior feira de transporte e logística da América Latina ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro, em São Paulo.

O caminhão flagrado no Rio de Janeiro está rodando em testes agregado à Fátima Transportes e Logística, de Minas Gerais. A informação é do site Autos Segredos.

Aposta na eletrônica

A nova geração Volvo F é mais moderna e repleta de soluções eletrônicas. Nesse sentido, a dianteira da cabine traz grade e faróis redesenhados. Além disso, o conjunto óptico agora é em forma de “V”. E as luzes de seta foram reposicionadas.

A ergonomia se destaca nessa nova geração. Entre as novidades eletrônicas está o ajuste automático do facho do farol alto. Ou seja, o sistema atua sem a necessidade de interferência do motorista ao “perceber” a aproximação de veículos no sentido contrário ou à frente.

Além disso, há leitor de placas de sinalização. O recurso, que já existe nos automóveis da marca, identifica, por exemplo, a velocidade máxima da via de acordo com as placas. Outra novidade é o sistema de câmeras que elimina pontos cegos.

Continuação do motor D13

O motor D13 deve ser mantido, apesar de tantas novidades. Mas a Volvo poderá atualizar o software de gerenciamento, bem como adotar novos recursos.

Uma das apostas é a atualização do sistema de auxílio à condução I-See. O recurso memoriza o trajeto onde o caminhão está passando e atua em conjunto com o navegador GPS.

Assim, pode “conversar” com a transmissão I-Shift e “escolher” a marcha ideal para cada trecho da via. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de combustível entre 3 e 5%, segundo dados da Volvo.

Além disso, o sistema evoluiu. Até então, memorizava a topografia na segunda vez em que o caminhão passar pela mesma estrada. O novo cumpre essa tarefa logo na primeira viagem. A nova geração do DAF XF vendida no Brasil já conta com esse recurso.

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