Um Iveco S-Way foi flagrado no Brasil rodando sobre um caminhão cegonha. O registro foi publicado pelo site Autos Segredos. De acordo com a reportagem, o leitor Fernando Meier fotografou a unidade a caminho de São Paulo, mas não detalhou em qual rodovia. Seja como for, o S-Way chegará ao Brasil somente em 2023.
Contudo, sua apresentação ao público deverá ocorrer ainda neste ano, possivelmente no último trimestre, na Fenatran, maior feira do setor. O local servirá de palco para as montadoras apresentarem suas apostas, sobretudo aquelas destinadas à futura norma de redução de emissão de poluentes do Conama, o Proconve P8, que equivale ao Euro 6.
Este, no entanto, não é o primeiro flagra do novo caminhão pesado da Iveco no Brasil. Fotos do S-Way já circulam na internet, por meio de grupos de caminhoneiros e fãs da marca, desde de dezembro de 2020.
Publicidade
S-Way chegará com motor Euro 6
Vale ressaltar que o Iveco S-Way é o caminhão topo de linha da marca italiana. Chegou ao mercado europeu em 2019, como substituto do Hi-Way, que saiu do portfólio europeu.
Dessa forma, o lançamento do novo caminhão no Brasil colocará a Iveco em linha com a gama da marca na Europa. Assim, a fabricante ficará mais competitiva no mercado brasileiro. DAF XF, Mercedes-Benz Actros, Scania R e Volvo FH já atualizaram seus caminhões frente ao Iveco Hi-Way, que continua como o atual representante pesado da Iveco.
Apesar de seguir a mesma identidade visual dos demais modelos da marca, o S-Way foi concebido para melhorar a eficiência. Por isso, o desenho privilegia a aerodinâmica e o seu coeficiente é 12% melhor, o que permitiu reduzir de forma expressiva o consumo de diesel. Só com o novo visual, a redução é de até 4% em relação ao Hi-Way.
Ademais, o S-Way é tecnicamente o mais versátil, pelo menos na Europa. Tem motor Cursor, produzido pela FPT, com três opções de litragem: 9, 11 e 13 litros. E com potências que partem de 330 cv e torque de 143 mkgf, e que chegam a 570 cv e 255 mkgf de torque.