Mercado

Novo Fiat Ducato chega ao Brasil no primeiro semestre de 2023

Nova geração do Fiat Ducato estreia no primeiro semestre com novo motor, uma inédita versão elétrica e equipamentos modernos de segurança

Andrea Ramos

16 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Ducato
Nova geração do Fiat Ducato deverá manter opções chassi-cabine, furgão para cargas e van de passageiros
Crédito:Fiat/Divulgação
Fiat Ducato

A Fiat anunciou na manhã desta sexta-feira (16) que vai lançar o Novo Ducato no Brasil ainda no primeiro semestre de 2023. Esta é a terceira geração do veículo no País. Recentemente, o furgão foi flagrado em testes nas ruas brasileiras, o que leva a crer que este, portanto, deverá ser o primeiro lançamento da marca italiana no País no próximo ano.

"O mercado de comerciais leves é muito importante para a Fiat. Tanto é que estamos investindo cada vez mais no segmento. Em 2022, lançamos o Scudo em versões a combustão e elétrica. E implementamos o Fiat Professional. Assim, em 2023, vamos seguir com foco no mercado de comerciais leves. E o Novo Ducato vem justamente incrementar a categoria", resume o vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, Herlander Zola.

Fiat faz mistério

Sem dar detalhes técnicos do produto, a Fiat antecipou apenas que o furgão chegará com mais desempenho, espaço, bem como uma melhor relação custo-benefício. Seja como for, o novo Ducato vai ostentar visual diferente, com faróis mais destacados e uma frente mais abaulada. No geral, o estilo tem formas mais aerodinâmicas e que lembram um automóvel. A grade dianteira, por exemplo, é maior e tem logotipo atual da marca italiana.


Publicidade

No Brasil, o novo Ducato deve chegar nas mesmas configurações já disponíveis. Ou seja, terá opção chassi cabine, furgão de carga e van de passageiros. Contudo, a mecânica terá novidades para cumprir as normas do Proconve L7 (fase que equivale ao Euro 6). Na Europa, a gama tem quatro opções de potência: 120 cv, 140 cv, 160 cv e 180 cv.

Entretanto, a versão atual à venda no Brasil utiliza um motor 2.3 litros turbodiesel que desenvolve potência de 130 cv e 32,6 mkgf de torque máximo.

Fiat Ducato
Fiat/Divulgação

Mais completa

No quesito equipamentos, o Ducato oferece na Europa um sistema de abertura de portas e do compartimento de carga. Bem como a partida por botão (a chave é presencial). Além disso, o banco do passageiro se transforma em uma pequena mesa auxiliar. Assim, serve de suporte para trabalho ou para um lanche. Além disso, há carregamento de celular por indução (sem fio), portas USB e tomada de 230 Volts - o modelo daqui deverá ter esses conteúdos.

Ademais, o novo Ducato deve chegar com sistemas avançados de assistência à direção. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas, como em semáforos, para poupar combustível. A Fiat também deverá oferecer no furgão o sistema de frenagem automática de emergência, assim como o assistente de permanência em faixa, que evita a saída involuntária da pista.

Versão elétrica

Tal como o Fiat Scudo, que chegou ao Brasil com versão elétrica, faz sentido o Ducato ganhar uma opção a baterias por aqui. Afinal, a Ford E-Transit já deu início a essa jornada da eletrificação nos veículos do segmento. Do mesmo modo, o novo Iveco Daily ganhou versão elétrica na Fenatran. Ou seja, a E-Ducato deve chegar ao Brasil com a nova geração do utilitário. Estima-se que, como na Europa, o modelo tenha autonomia entre 220 km a 360 km.


Deixe sua opinião