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Novo DAF XF é flagrado em testes na Holanda

O novo DAF XF foi flagrado rodando em testes na Europa e, além de ter entre-eixos maior, poderá receber câmeras no lugar dos retrovisores

Redação

19 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Nova geração DAF na Europa
Nova geração DAF na Europa
Crédito:Bitruck/Divulgação
Nova geração DAF na Europa

O novo DAF XF já está rodando em testes na Holanda. Ou seja, o caminhão que acaba de ser lançado no Brasil vai ganhar a primeira atualização. Imagens do modelo com camuflagens para esconder detalhes foram feitas pelo site holandês Bitruck.

De acordo com a publicação, fontes da fabricante dizem que a campanha do novo caminhão já está sendo desenvolvida. Logo, é possível supor que o novo DAF XF chegará ao mercado europeu nos próximos meses.

A versão flagrada do DAF XF FT tinha tração 4x2. Segundo o site, o motor  é o Paccar MX-11 de 450 cv da linha atual. Ao passo que a distância entre os eixos, de 4.000 mm, foi alongada. Ou seja, é uma das novidades da linha.


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Novo DAF XF cresceu

Além disso, a nova cabine ganhou 350 mm e ficou maior em relação à Space Cab do atual XF. Dessa forma, o espaço interno ficou mais amplo. Nesse sentido, a área de descanso chega a ser 140 mm mais longa em relação à do atual XF.

Seja como for, a nova gama mantém o piso plano, bem como a escotilha de teto. Contudo, a versão flagrado era a de entrada. Portanto, a de topo da linha deva ganhar mais recursos.


Do mesmo modo, o novo DAF XF já atende as diretrizes europeias que visam reduzir os pontos cegos. Nesse sentido, a aposta é na oferta de câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Até porque alguns caminhões foram flagrados em teste com esse equipamento.

Desenho em prol da aerodinâmica

Em resumo, a cabine recebeu várias atualizações. Assim, o desenho, por exemplo, privilegia a aerodinâmica. Ou seja, quando menor for a resistência ao ar, menor será o consumo de combustível.

Aliás, essa é uma solução consolidada. E pode ser vista na atual geração do DAF XF, que foi lançada recentemente no mercado brasileiro.


Além disso, a legislação europeia libera a construção de cabines longas. Portanto, é possível esperar que as próximas gerações de caminhões tenham camas ainda mais largas.

Outra boa solução é que as peças do para-choque dianteiro são separadas. Dessa forma, em caso de pequenas avarias não será preciso trocar o conjunto todo. A linha Iveco Daily vendida no Brasil já utiliza esse tipo de conceito.


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