Lançamentos

Novo caminhão DAF CF chega ao Brasil em março

DAF CF chega ao mercado em março. O caminhão terá desenho e trem de força renovados. E deverá receber tecnologias como a do XF

Andrea Ramos

11 de fev, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

DAF CF 2021
DAF CF à venda no Brasil usa motor de 11 litros eleito o mais econômico do mundo
Crédito:DAF/Divulgação

Nesta quinta-feira (11), o Estradão foi convidado pela DAF Caminhões para uma coletiva de imprensa que ocorrerá no dia 11 de março. No convite, a marca informa que trará uma "grande novidade para o mercado brasileiro".

Assim, embora a fabricante de origem holandesa não tenha informado, trata-se da nova geração do CF. Ou seja, a gama oferecida no Brasil passará a ficar alinhada com a vendida na Europa. Logo, o modelo trará desenho e mecânica renovados.

LEIA TAMBÉM: DAF XF traz o trem de força mais moderno da categoria


Publicidade

Segundo o diretor comercial da DAF, Luis Gambim, o novo CF seria lançado no Brasil em 2021. A informação foi revelada durante o lançamento da nova geração do XF no Brasil, em agosto de 2020.

Portfólio para o DAF CF

Vale lembrar que durante a Fenatran de 2019, a DAF mostrou um CF na versão rígida com tração 6x4. Ou seja, o modelo é para fora de estrada. Segundo a marca, essa seria uma demanda dos clientes. Assim, faz sentido a DAF trazer ao Brasil um caminhão rígido para uso off road. Sobretudo neste momento, em que está havendo retomada das operações de mineração e construção civil.

Da mesma forma, outra possível aposta seria a versão 8x2. Isso porque atualmente a DAF não oferece no Brasil um modelo focado na distribuição. Além disso, os caminhões 8x2 para médias distâncias estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.


Afinal, eles são mais baratos que os cavalos-mecânicos. Bem como têm maior capacidade de carga que modelos com tração 6x2. Logo, a estreia marcaria a entrada da DAF nesse segmento no País.

Novos motores

Além de o motor do novo DAF ser preparado para atender as regras do Euro 6, ele é mais econômico. Ou seja, se novo CF trouxer o motor e a transmissão do modelo europeu, a redução de consumo de diesel será de até 14% em relação ao atual.

Em outras palavras, o motor Paccar MX 13 ganhou novo comando de válvulas. Além disso, traz injeção do tipo common rail. Ou seja, o diesel é injetado com pressão muito mais alta. Independentemente do giro do motor. Na prática, há melhor desempenho e menor consumo.


Atualmente, o DAF CF europeu tem transmissão ZF Traxon. A caixa automatizada tem 12 marchas e duas reduzidas, além de recursos como o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP).

Essa solução utiliza o navegador GPS para saber a exata localização do caminhão. Com isso, pode antecipar, de forma automática, as condições da via à frente, incluindo a topografia. Assim, a caixa escolhe a marcha ideal a ser engatada.

Na atual geração, o cavalo-mecânico CF tem versões com motores de 360 cv e 410 cv na linha rodoviária. E de 460 cv no caso da configuração para off-road.


Assim, há rumores de que a nova geração do CF terá três opções de motor. Ou seja, as potências poderão ser de 410 cv, 440 cv e 450 cv.

O Estradão procurou a DAF para falar sobre a possível chegada da nova geração do CF. Mas, até o fechamento desta reportagem, a fabricante não havia respondido.

Deixe sua opinião