A Daimler Truck concluiu recentemente uma série de testes com os primeiros protótipos do GenH2 Truck, o novo caminhão a hidrogênio da Mercedes-Benz. Dois veículos passaram por avaliações na região montanhosa no cantão de Valais, na Suíça. Durante 14 dias, os caminhões percorreram 6.500 quilômetros em condições extremas de frio e neve, com subidas e descidas acentuadas.
- VEJA MAIS:
- Motorhome da VW: Grand California ganha novidades tecnológicas
- Caminhões sem motorista farão operações reais nos EUA ainda em 2025
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
De acordo com o grupo alemão, os testes envolveram rotas com até 2.000 metros de altitude e inclinações de 10% a 12% em trechos de 20 km. Ainda segundo a Daimler Truck, os veículos, com peso bruto de até 40 toneladas, somaram um ganho acumulado de elevação de 83.000 metros. As equipes de testes utilizaram uma estação móvel de hidrogênio para abastecer os caminhões.
A Daimler Truck avaliou a interação dos principais componentes de motorização do caminhão com o ambiente desafiador das estradas nos Alpes Suíços. Nesse sentido, foram analisados a bateria de alta tensão, o motor elétrico e o tanque de combustível, informou o fabricante. O mesmo ocorreu com a célula de combustível, sistema que gera eletricidade a partir da reação entre o oxigênio e o hidrogênio.
"Estamos construindo o Mercedes-Benz GenH2 Truck sobre as experiências da primeira geração de protótipos e, portanto, somos capazes de testar a tecnologia aprimorada sob condições extremas desde o início", explicou Rainer Müller-Finkeldei, chefe de engenharia de produtos da Mercedes-Benz Trucks.
Novo caminhão a hidrogênio da Daimler tem apoio do governo
Os testes na Suíla fazem parte do processo de desenvolvimento dos caminhões a hidrogênio da Mercedes-Benz. A Daimler Truck recebeu € 226 milhões em financiamento do Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transporte (BMDV) e de estados federais para avançar na produção em pequena escala e viabilizar a operação com clientes.
O investimento do governo alemão também cobre estudos de viabilidade relacionados à cadeia de produção e distribuição de hidrogênio e a adaptação das instalações para a produção em série dos veículos.
A produção dos caminhões a hidrogênio de próxima geração da Daimler será concentrada na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha. De acordo com a montadora, os veículos devem entrar em operação com clientes a partir do final de 2026.