A Bot Auto, empresa norte-americana de tecnologia para caminhões autônomos, anunciou que lançará suas operações comerciais com veículos sem motoristas ao volante neste ano. O projeto, ainda em formato piloto, ocorrerá em rodovias do estado do Texas, entre Houston e San Antonio.
- VEJA MAIS:
- IA amplia eficiência e segurança na gestão de frota
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Gás Verde lança locação de caminhões Scania a biometano
O programa usará caminhões com dispositivos de direção autônoma desenvolvidos pela Bot Auto e terá duração mínima de quatro meses. Durante esse período, os veículos transportarão cargas de mercadorias em operações reais, com o objetivo de testar e ajustar o sistema com base nas condições operacionais, de acordo com a empresa. Motoristas humanos acompanharão os testes, conforme exige a legislação de trânsito dos EUA para esse tipo de veículo.
O fundador e CEO da Bot Auto, Xiaodi Hou, afirmou que 2025 será um ano crucial, com o surgimento de novas tecnologias e a aceleração no desenvolvimento do transporte autônomo. Atualmente, segundo Hou, o setor está experimentando um avanço significativo, com empresas como Kodiak e Aurora apresentando progressos em suas próprias iniciativas.
“Para observadores casuais, isso pode parecer outra onda de exagero, mas essas previsões sincronizadas entre os participantes não são orquestradas É a previsão mais orgânica de um avanço genuíno. O hardware está pronto. O software está pronto”, disse Hou, ao CCJ Digital.

Caminhão autônomo simplificado
De acordo com o CEO da Bot Auto, os caminhões autônomos construídos pela empresa usam “uma fração de recursos em comparação com o resto da indústria”. O modelo apresentado no website da companhia é um Freightliner Cascadia, do segmento pesado. O veículo possui câmeras, sensores de proximidade e sistemas de LiDAR montados em suportes na parte frontal do cavalo mecânico.
"Nossa equipe se concentrou em construir um sistema confiável com redundâncias aprimoradas de hardware e software. A segurança é nossa maior prioridade”, declarou Hou.