Tecnologia

Caminhões sem motorista farão operações reais nos EUA ainda em 2025

Caminhões autônomos da Bot Auto vão transportar cargas de mercadorias em operações reais por rodovias do Texas

Thiago Vinholes

07 de mar, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Caminhões autônomos, Bot Auto
Caminhão sem motorista da Bot Auto é baseado no modelo pesado Freightliner Cascadia
Crédito:Bot Auto/Divulgação

A Bot Auto, empresa norte-americana de tecnologia para caminhões autônomos, anunciou que lançará suas operações comerciais com veículos sem motoristas ao volante neste ano. O projeto, ainda em formato piloto, ocorrerá em rodovias do estado do Texas, entre Houston e San Antonio.

O programa usará caminhões com dispositivos de direção autônoma desenvolvidos pela Bot Auto e terá duração mínima de quatro meses. Durante esse período, os veículos transportarão cargas de mercadorias em operações reais, com o objetivo de testar e ajustar o sistema com base nas condições operacionais, de acordo com a empresa. Motoristas humanos acompanharão os testes, conforme exige a legislação de trânsito dos EUA para esse tipo de veículo.

O fundador e CEO da Bot Auto, Xiaodi Hou, afirmou que 2025 será um ano crucial, com o surgimento de novas tecnologias e a aceleração no desenvolvimento do transporte autônomo. Atualmente, segundo Hou, o setor está experimentando um avanço significativo, com empresas como Kodiak e Aurora apresentando progressos em suas próprias iniciativas.

“Para observadores casuais, isso pode parecer outra onda de exagero, mas essas previsões sincronizadas entre os participantes não são orquestradas É a previsão mais orgânica de um avanço genuíno. O hardware está pronto. O software está pronto”, disse Hou, ao CCJ Digital.

Caminhões autônomos, Bot Auto
O caminhão da Bot Auto tem diversos sensores e câmeras - Bot Auto/Divulgação

Caminhão autônomo simplificado

De acordo com o CEO da Bot Auto, os caminhões autônomos construídos pela empresa usam “uma fração de recursos em comparação com o resto da indústria”. O modelo apresentado no website da companhia é um Freightliner Cascadia, do segmento pesado. O veículo possui câmeras, sensores de proximidade e sistemas de LiDAR montados em suportes na parte frontal do cavalo mecânico.

"Nossa equipe se concentrou em construir um sistema confiável com redundâncias aprimoradas de hardware e software. A segurança é nossa maior prioridade”, declarou Hou.

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