Um novo cadeado com conexão Bluetooth e criptografia acaba de chegar ao mercado. Com isso, o sistema oferece maior segurança para caminhões. O dispositivo serve para vários tipos de implementos rodoviários, como baús e contêineres, por exemplo. Batizado de Vault Air, o equipamento é feito pela Papaiz, tradicional marca de cadeados do Grupo Assa Abloy.
LEIA MAIS
Consórcio para peças e serviços é novidade da Mercedes-Benz
Caminhões elétricos da Scania ganham motores mais potentes
Volvo FH 540 é o líder absoluto dos caminhões pesados; veja ranking
Segundo a empresa, a aplicação não é apenas para caminhões. Dessa forma, também pode ser usado em cercas e portões. Bem como em silos, entre outros. Para isso, a haste da peça é longa. De acordo com a fabricante, o cadeado pode ser acionado pelo smartphone de forma remota.
Publicidade
Além disso, é possível definir regras específicas de abertura. Assim como alguns protocolos de segurança. Como resultado, cada usuário pode ter um código para desbloqueio. Ou seja, dá para criar códigos diferentes. Na prática, isso facilita o uso e o controle em caso de frotas, por exemplo.
Cadeado é seguro contra cópias
Assim, o gestor consegue acessar relatórios com detalhes de utilização. Dessa forma, ele consegue saber quem liberou a trava e quando isso foi feito. Portanto, como não há chaves, também não existem cópias físicas. Segundo a fabricante, a segurança do sistema utiliza criptografia.
Segundo a Papaiz, os chamados cadeados smart têm conexão via Bluetooth. Ou seja, sem necessidade do uso de cabo. Assim, o acionamento é remoto, inclusive via telefone celular. O sistema cria uma chave de segurança única. Assim, isso libera a abertura caso o smartphone com os dados cadastrados apresente algum problema.
Além disso, o administrador do cadeado pode compartilhar sua chave, permitindo que mais pessoas possam abrir o dispositivo com seus telefones celulares. Porém, o dispositivo está longe de ser barato, Segundo a empresa, o preço sugerido parte de cerca de R$ 1 mil.