A Mercedes-Benz começou a entregar o novo Actros no Brasil. E, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a marca celebra a venda de 100 unidades do cavalo-mecânico para a Conttato. O negócio, que chamaria a atenção em qualquer cenário econômico, é ainda mais emblemático no atual momento de retração do mercado de caminhões.
LEIA TAMBÉM: Exclusivo: Testamos o novo Mercedes-Benz Actros 2651
A transportadora, com sede em Limeira (SP), usará o novo Actros em operações de transporte de cargas químicas, petroquímicas e de combustíveis. A opção pelo cavalo-mecânico da Mercedes se deve à ampla oferta de itens de segurança ativa. Um dos destaques do novo modelo são as câmeras no lugar dos retrovisores convencionais.
Publicidade
Actros da Conttato são da versão 2548 6x2
Como se trata de renovação de frota, parte do pagamento será feito com caminhões usados. Esses veículos serão negociados por meio do SelecTrucks, divisão de veículos de segunda mão da fabricante. O financiamento da diferença foi feito pelo Banco Mercedes-Benz.
Os 100 caminhões Acrtos adquiridos pela empresa são da versão 2548 6x2. O modelo tem motor turbodiesel de seis cilindros em linha e 480 cv de potência. Com isso, 40% da frota da Conttato será formada por caminhões da Mercedes-Benz. No total, a transportadora opera com cerca de 600 veículos.
A transportadora também contratou planos de manutenção e o sistema de gestão de frota Fleetboard e do MB Uptime. O serviço, exclusivo para o novo Actros, inclui monitoramento em tempo real. E permite melhorar a gestão da manutenção, de modo a evitar paradas não programadas.
Novo Actros começa a ser entregue
Neste mês, a Mercedes também inciou as entregas do novo Actros no Brasil. O primeiro cavalo-mecânico foi entregue à Alimentos Lopes. A empresa, com sede em Londrina (PR), é cliente da marca há cerca de dez anos e também optou pela versão 2548 6x2.
Segundo o diretor de transportes da Alimentos Lopes, Paulo Cesar Lopes, a compra foi feita durante a Fenatran, no fim do ano passado. Os caminhões foram adquiridos por meio do consórcio da Mercedes-Benz. E farão o transporte de alimentos para cerca de 2,5 mil clientes. Do total, 95% ficam no Brasil e o restante, fora do País.
"Estamos otimistas", diz o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini. "O setor de transporte não parou e está sendo um dos primeiros a puxar a retomada gradual da economia", afirma o executivo.
Tecnologia de ponta
O novo Actros se destaca pelos recursos de segurança ativa, como o ABA 5. O sistema aciona os freios automaticamente ao perceber a presença de pedestres, veículos e obstáculos à frente e o risco de acidente. Isso ocorre independentemente de qualquer ação do motorista.
Há ainda leitor de ponto cego, assistente de fadiga (avisa sobre a necessidade de parada para descanso) e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Outros destaques são o sistema que mantém a distância do veículo à frente de forma automática e o aviso de saída involuntária da faixa de rolamento. Esses são alguns dos itens são de série do novo Actros.
Na cabine, chamam a atenção as duas telas de LCD. Uma delas é sensível ao toque e fica na parte central do painel de instrumentos. O sistema multimídia permite fazer o espelhamento de smartphones sem uso se fio por meio de aplicativos como Apple CarPlay e Android Auto. Na parte superior do painel dá para recarregar o celular por indução (sem cabo).
Mas o que mais chama a atenção no novo Actros é o MirrorCam. O caminhão da Mercedes-Benz foi o primeiro veículo vendido no Brasil com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos. O item é vendido como opcional e tem preço em torno de R$ 15 mil.