Notícias

MWM monta os motores dos novos caminhões Volkswagen

Os motores serão montados em uma linha exclusiva da fábrica da MWM em São Paulo. Os processos da fábrica funcionam com conceitos de manufatura avançada que ajudarão nos controles de qualidade

Redação

14 de out, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

MWM
Crédito:Divulgação/MWM

A MWM assinou acordo para montar os motores dos novos caminhões extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os modelos são o Meteor e Constellation 33.460 6×4. Os veículos são equipados com motor MAN D26 de 13 litros, com potências de 420 e 520 cv. A fábrica localizada em São Paulo terá uma linha adicional dedicada somente a esse propulsor.

Para preparar a montagem, a MWM aplicou os mesmos processos das demais que funcionam com conceitos de indústria 4.0. A empresa informa que a tecnologia empregada melhora os controles de produção.

José Eduardo Luzzi, presidente da MWM, diz que esse projeto fortalecerá a parceria de 39 anos entre as empresas. “Isso é fruto de um trabalho desenvolvido entre equipe que nos motiva a buscar a excelência operacional.”


Publicidade

A MWM é uma das fornecedoras do consórcio modular da VWCO. Trata-se de um processo produtivo da VWCO que divide com seus fornecedores a responsabilidade pela montagem de caminhões e chassis de ônibus. Em julho, a VWCO comemorou 25 anos da criação do sistema. O consórcio modular é composto por empresas que fornecem e montam motor, sistemas de freio, suspensão e eixos.

Motor montado pela MWM é mais econômico

O motor MAN D26 é uma herança que os novos pesados da VWCO adquiriram do MAN TGX.  Segundo informações da marca, graças às atualizações houve redução de consumo em torno de 10% em relação ao importado da Alemanha. A transmissão é a ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 marchas.

Os preços sugeridos do extrapesado da VWCO partem de R$ 540 mil a R$ 590 mil, conforme a versão. As entregas começam em dezembro. Segundo informações da fabricante, 210 unidades já foram vendidas. A Transpipeline adquiriu 110 Meteor da versão 29.520 6×4. Os modelos farão o transporte de gás natural veicular (GNV) entre Manaus e Boa Vista. O Grupo Vamos, unidade de locação e vendas de pesados da Simpar, encomendou 100 Meteor 28.460 6×2. O lote faz parte da maior venda de caminhões feita pela empresa e um único cliente e que totaliza 1.350 veículos.  (Leia aqui).


 

Deixe sua opinião