Tecnologia

Mineradora estreia conjunto de caminhão e semirreboque elétricos

Mineradora colocou em operação um caminhão elétrico acoplado a um eixo com sistema auxiliar de tração elétrico da Randon

Aline Feltrin

25 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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chile
O conjunto caminhão e semirreboque elétrico é uma novidade no Chile e nos demais países das Américas
Crédito:Juniko Bandon|Randon

O Chile é o primeiro país das Américas a contar com um conjunto de caminhão e semirreboque totalmente elétrico. A tecnologia foi desenvolvida pela Randon, em parceria com a mineradora chilena SQM. Dessa forma, o semirreboque da linha Hibrid R tem um sistema de tração auxiliar elétrico batizado de e-Sys. Ele atua na recuperação de energia durante movimentos de descida e frenagem para aplicação complementar como força extra na tração.

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Assim, segundo a Randon, esse movimento pode gerar até 207 cv de potência adicional para contribuir na tração em subidas e ultrapassagens. A depender da aplicação, condição de carregamento e da estrada, a economia de combustível pode chegar a 25%.


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Redução no desgaste de componentes

A fabricante também diz que o semirreboque proporciona menor desgaste de alguns componentes. Dessa forma, contribui para menor geração de resíduos e de emissão de gases. E, portanto, tem impacto na competitividade do negócio. Afinal, o semirreboque é um tanque para transporte de salmoura de lítio e atende a complexidade da operação em mineradora.

Juniko Bandon|Randon

Outro modelo de implemento da linha Hibrid R que entrou em operação no Chile é um basculante para o transporte de minério. Conforme a SQM, o modelo apresentou bons resultados na redução de consumo de combustível e desgaste dos componentes. Contudo, está acoplado em caminhão a diesel.


Eixo elétrico no Brasil

Neste ano, a Randon comercializou no Brasil um semirreboque com eixo elétrico para uso florestal para a Expresso Nepomuceno, transportadora da produtora de celulose CMPC.  O modelo em operação percorre a rota de transporte de madeira entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel. Seja como for, a transportadora Tomasi Logística, também do Rio Grande do Sul, já conta com o mesmo eixo elétrico com implemento Syder.

Por fim, a tecnologia e-Sys também já foi testada, em território brasileiro, pela BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Além disso, o grupo G10, que reúne cinco das maiores empresas de logística do País, também optou por testar um modelo graneleiro. O eixo elétrico está à venda desde outubro de 2022 no País.

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