A Mercedes-Benz acaba de iniciar a produção da Sprinter elétrica na fábrica de Dusseldorf, na Alemanha. A boa notícia é que o modelo, batizado de eSprinter, pode ser vendido no Brasil. Em nota enviada ao Estradão, a fabricante informa que está “monitorando a evolução do mercado brasileiro para a introdução de vans elétricas no País."
Ainda de acordo com o comunicado, a Mercedes do Brasil está conversando com a matriz sobre o assunto. O objetivo é alinha "qual seria a melhor estratégia para isso no futuro”.
A Sprinter elétrica utiliza a mesma base da versão com motor a combustão. As vendas da nova opção na Alemanha começam no ano que vem.
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A chegada da Sprinter elétrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz Vans para cumprir as metas de redução de poluentes. O objetivo da empresa é neutralizar as emissões de gases tóxicos também durante o processo produtivo.
Como parte desse programa, a partir de 2022 toda a energia elétrica utilizada na fábrica será adquirida apenas a partir de fontes 100% renováveis. A empresa informa que nos últimos anos investiu 330 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) na planta de Dusseldorf.
Sprinter elétrica tem 168 km de autonomia
A eSprinter tem Peso Bruto Total (PBT) de 3 toneladas. Como essa capacidade é bastante versátil, o modelo pode atender uma grande variedade de operações logísticas em cidades. A capacidade de carga útil é de 10,5 m³, a mesma da versão com motor a combustão.
O motor da Sprinter elétrica fica posicionado na dianteira. A potência é de 85 kW (equivalentes a 115,5 cv) e o torque chega a 30 mkgf. Para comparação, na versão de entrada, 314 CDI, o motor turbodiesel entrega 143 cv e 33,7 mkgf.
Na Sprinter elétrica a Mercedes implantou o que chamou de "conceito flexível de carga útil e de bateria". Com isso, o tipo de bateria pode ser adaptado de acordo com a necessidade da aplicação.
Há duas opções: três baterias com capacidades de 35 kWh cada e quatro baterias com 45 kWh cada. No primeiro caso, a autonomia é de 115 km e no segundo, chega a 168 km.
Por causa do peso das baterias. a capacidade de carga varia conforme a escolha do freguês. Com três baterias, são 1.040 kg e com quatro, 891 kg.
Bateria tem recarga rápida
O recarregamento das baterias é rápido. Por meio da chamada Por meio da chamada "função integrada de carregamento rápido", 80% da capacidade da bateria podem ser recarregados em 30 minutos.
Além disso, a van conta com sistema de regeneração de energia. Durante as frenagens e reduções de velocidade, o dispositivo funciona como uma espécie de dínamo. A energia elétrica produzida no processo é enviada às baterias.
Sprinter no Brasil
A Mercedes-Benz Sprinter é oferecida no Brasil há 22 anos. Durante esse período, foram vendidas 140 mil unidades, de acordo com informações da marca no mercado brasileiro.
A marca acaba de lançar a terceira geração do modelo no País. Lançada na Europa no início de 2018, a nova Sprinter começou a ser produzida em outubro na fábrica de Virrey del Pino, na Argentina.
A linha conta com três novos modelos: 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI. No total, são 60 opções de configurações, entre vans de passageiros, furgões e chassis com cabine.
A versão 314 CDI Street tem motor de 143 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 33,7 mkgf entre 1.200 e 2.400 rpm. Nas versões 416 CDI e 516 CDI, o motor gera 163 cv a 3.800 rpm e 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm.
A 416 CDI agora tem Peso Bruto Total de 4.100 kg. São 220 kg a mais de PBT que na versão 415, o que permitiu ampliar a capacidade de carga líquida da Sprinter.