Prestes a completar 25 anos no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz Sprinter Street chega com novidades. O utilitário estreia novo motor para atender às normas de redução de emissões do Proconve L7 (Euro 6). Porém, a motorização OM 654 vale só para os modelos com peso bruto total (PBT) de até 3,85 t. Portanto, versões Sprinter Truck (chassi-cabine) e furgão passam a se chamar Sprinter Street 315 CDI.
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A nova nomenclatura faz alusão à atual potência do motor de 4 cilindros em linha e 2,2 litros. Ele sobe de 143 cv para 150 cv de potência. Do mesmo modo, o torque aumentou. Passa de 33,7 mkgf para 34,7 mkgf entre 1.500 rpm e 2.400 rpm. Ou seja, fica disponível em ampla faixa de rotação. Em resumo, o Sprinter entrega 5% a mais de potência e 3% no torque.
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Novas tecnologias
Além de mais forte, o novo motor OM 654 ganhou tecnologias que o deixam mais silencioso e com menos vibrações. Exemplo disso é o Balanceador Lanchester. Ele faz um ajuste fino durante o trabalho do motor, a fim de reduzir vibração e desgaste dos componentes internos, como pistões e engrenagens, por exemplo. Assim, estende a vida útil do motor.
Vale ressaltar que o bloco é de alumínio, o que ajuda a reduzir o peso do motor. Assim como melhora o sistema de aquecimento. Dessa forma, segundo a engenharia da Mercedes-Benz, melhora a performance e também a economia de diesel.
Para alcançar os níveis de emissões permitidos na atual fase L7 do Proconve, o propulsor atua com sistema de recirculação dos gases RGR e de pós-tratamento SCR. Neste último, há necessidade do reagente químico Arla 32 para tratamento dos gases.
O sistema é sobrealimentado com o novo turbo de geometria variável (VGT). Ele ajuda o motor, em baixa ou em alta rotação, a equilibrar as emissões. Bem como na economia de combustível em situações em que o motor demanda mais potência. Os bicos injetores de 2.050 bar de pressão trabalham em três faixas de operação, a fim de liberar somente a dosagem de combustível necessária para a operação. Assim, evita aumento de consumo de diesel.
Todas essas novas tecnologias contribuíram para a economia de combustível. De acordo com a Mercedes-Benz, a redução no consumo pode chegar até 6% no uso urbano, e até 11% no ambiente rodoviário. Evidentemente, as condições de rodagem, tipo de aplicação e rota influenciam na média.
Transmissão foi mantida
A caixa ZF manual de 6 velocidades da geração anterior foi mantida. Do mesmo modo, as capacidades foram preservadas. No caso do Sprinter Truck, por exemplo, temos as mesmas versões de entre-eixos 3.665 mm e 4.325 mm. Já os furgões têm capacidade volumétrica de 7,5 m³, 9 m³, 10,5 m³ e 14 m³. Ambos podem ser conduzidos com CNH na categoria B.
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A nova Sprinter mantém o pacote de tecnologia de segurança anterior. Há Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o ESP adaptativo com 14 funções, bem como o assistente de partida em rampa e de vento lateral. A bordo, a Mercedes-Benz manteve também o bom nível de equipamentos. Há volante multifuncional e tela multimídia, por exemplo.
A nova linha Sprinter Street ficará disponível em todos os concessionários da marca em maio. Assim, chega a partir de R$ 239,6 mil para os modelos Sprinter Truck. E a partir de R$ 249 mil para os furgões.