Você está lendo...
Mercedes-Benz inicia produção em série do caminhão elétrico e-Actros
Lançamentos

Mercedes-Benz inicia produção em série do caminhão elétrico e-Actros

Caminhão 100% elétrico da Mercedes-Benz. e-Actos já está sendo feito em série em fábrica na Alemanha e vai ser vendido primeiro na Europa

Redação

17 de out, 2021 · 7 minutos de leitura.

Produção em série do Mercedes-Benz e-Actros começa na Alemanha
Produção em série do Mercedes-Benz e-Actros começa na Alemanha
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Produção em série do Mercedes-Benz e-Actros começa na Alemanha

A Mercedes-Benz acaba de iniciar a produção do caminhão elétrico eActros. O novo modelo está sendo montado na fábrica de Wörth, na Alemanha. No local, fica a linha de montagem batizada pela marca de Future Truck Center. Ou seja, dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos e eletrificados. Além dele, em 2022 terá início a fabricação de um caminhão elétrico para uso urbano.

Leia mais: Peugeot elétrico e-Expert chega ao Brasil em 2021 

Além disso, a Mercedes-Benz produzirá a versão LongHaul do e-Actros. Trata-se de um modelo com foto no transporte de longa distância. Nesse caso, a produção em série começa em 2024. Seja como for, as primeiras unidades do eActros vão ser entregues a clientes da Alemanha, Áustria, Suíça, Itália e Espanha. Bem como França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.


"O eActros e a oferta de serviços relacionados a ele são um grande passo para nós, diz a responsável pela Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström. Segundo informações da empresa, isso inclui novos processos de produção. Nesse sentido, há novidades para a montagem de componentes como as baterias. Além da unidade de recarga, por exemplo.

Mercedes-Benz terá fábricas 'verdes'

Portanto, também foi preciso requalificar a mão de obra. Nesse sentido, desde 2018 mais de 2.500 colaboradores receberam treinamento específico para lidar com componentes de alta voltagem. Aplanta de Wörth am Rhein é a maior da Mercedes-Benz Trucks do mundo. Fundada em 1963, produz os caminhões Actros, Arocs e Atego. Além das linhas de caminhões especiais Econic, Unimog e Zetros.


A planta tem capacidade para produzir até 470 caminhões por dia. Bem como personalizá-los de acordo com a necessidade de cada cliente. Ademais, a fábrica atua há mais de 50 anos na produção de CKDs. Ou seja, de veículos totalmente desmontados que são enviados a outros mercados em forma de kits. De acordo com a Mercedes-Benz, foram feitos mais 750 mil kits durante esse período.

Além disso, a unidade passará a ser live de emissões de CO2 em 2022. Assim como todas as demais  fábricas da Daimler Trucks na Europa. Para isso, a planta passará a utilizar energia gerada apenas por meio de fontes renováveis. Ou seja, gerada em parques eólicos e solares. Bem como de usinas hidrelétricas.


e-Actros tem autonomia de 400 km

Embora a produção em série tenha começado agora, o e-Actros foi revelado em 2016. O modelo foi o principal destaque da Mercedes-Benz no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) de Hanover, na Alemanha. Logo depois, dez protótipos entraram em testes reais com clientes alemães. Em seguida, em 2018 começaram os testes em outros países da Europa.

Assim, os testes com a chamada "frota de inovação do eActros" ajudaram a validar a eficácia do caminhão 100% elétrico. Portanto, geraram subsídios para preparar o início da produção em série. Ou seja, o modelo atual traz várias atualizações em relação aos primeiros protótipos. Por exemplo, houve evolução na autonomia, desempenho do trem de força e segurança.

Aliás, o eActros tem dois motores elétricos. Bem como transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, há três ou quatro pacotes de baterias. Em carregadores rápidos, a recarga das baterias pode ser feita em cerca de uma hora. Além disso, a autonomia é de cerca de 400 km. Conforme informações da Mercedes-Benz.


Tecnologias de ponta

No quesito segurança, o e-Actros traz o que há de mais moderno disponível no mercado. O caminhão elétrico da Mercedes-Benz vem com câmeras em vez de retrovisores convencionais. Bem como um sistema que ajuda a contornar curvas e outro que freio o caminhão automaticamente em caso de risco de acidente. De quinta geração, o dispositivo detecta a presença de pedestres.

Além do caminhão, a Mercedes-Benz oferece consultoria e um amplo pacote de serviços. O objetivo é apresentar a tecnologia aos clientes e gerar o melhor resultado possível. Nesse sentido, um dos focos é a redução de custos operacionais. No mesmo sentido, a empresa garante a instalação de infraestrutura de recarga.