Você está lendo...
eActros, o caminhão elétrico da Mercedes-Benz, é lançado na Europa
Notícias

eActros, o caminhão elétrico da Mercedes-Benz, é lançado na Europa

Novo caminhão Mercedes-Benz eActros chega ao mercado europeu com autonomia de até 400 km para atender operações pesadas de transporte

Redação

01 de jul, 2021 · 5 minutos de leitura.

eActros, elétrico pesado da Mercedes-Benz é lançado na Europa
eActros, elétrico pesado da Mercedes-Benz é lançado na Europa
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgado
eActros, elétrico pesado da Mercedes-Benz é lançado na Europa

A Mercedes-Benz lançou o eActros na Europa. O caminhão 100% elétrico foca o transporte pesado nos serviços de distribuição. Embora só tenha sido lançado agora, o modelo foi apresentado em 2016, durante o Salão de Hannover, na Alemanha.

Logo em seguida, a marca deu início aos testes, com dez protótipos. E fez parte do chamado Frota Inovação. Ou seja, uma parceria entre a fabricante e clientes na Alemanha. Com o objetivo de avaliar o eActros em operações reais.

Depois, em 2018 começaram as avaliações em outros países da Europa. Seja como for, o lançamento ocorre dentro do prazo previsto pela fabricante.


Tecnologia do eActros

?O transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas", diz a a responsável pela Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström. "Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas.?

Assim, o eActros tem dois motores elétricos integrados. Além disso, conta com transmissão de duas marchas. No vídeo acima, dá para conferir o baixo nível de ruído. O que colabora para que o caminhão possa fazer entregas à noite.


Assim como também pode rodar em centros urbanos que tenham restrição de circulação para veículos a diesel. Nesse sentido, os dois motores do eActros ficam em posição central, no eixo traseiro. Como resultado, geram potência de 330 kW (440 cv) e 400 kW (536 cv).

Autonomia de 400 km

Além disso, dependendo da versão há três ou quatro pacotes de bateria. Cada um tem capacidade de cerca de 105 kWh. Segundo a Mercedes-Benz, a autonomia do e-Actros chega a 400 quilômetros.

Ademais, de acordo com a marca, a recarga pode ser feita em pouco mais de uma hora. Isso quando o modelo for conectado a um sistema normal, de 400A DC.


?Em comparação com os protótipos, vários recursos foram aprimorados", diz o chefe de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Andreas von Wallfeld. Segundo ele, é o caso da autonomia, potência do motor e segurança, por exemplo.

Virada de chave

Para acelerar a mudança do setor de transporte para eletrificação, a Mercedes-Benz oferece, além do  eActros, um plano abrangente com produtos, consultoria e serviços. Assim, permite a redução dos custos de operação. Da mesma forma, a empresa investe na criação da infraestrutura de recarga.


Segundo a empresa, o novo caminhão elétrico apresenta alto grau de digitalização e conectividade. No quesito segurança, o eActros vem com itens como câmeras no lugar de espelhos. Ou seja, o mesmo sistema do Actros brasileiro. Além disso, há assistentes de ponto cego e de frenagem (ABA 5) com detecção de pedestres.

Inicialmente, o e-Actros será oferecido na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. Não há informações sobre o lançamento do novo modelo no Brasil.