Lançamentos

Mercedes-Benz estende automação para todos os caminhões

Controle por rádio e sistemas semiautônomo e autônomos de condução agora estão disponíveis para as linhas Mercedes-Benz Accelo, Atego, Actros e Arocs

Andrea Ramos

01 de jul, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz estende a tecnologia de automação para toda linha de caminhões
Atego Rádio Controlado
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz estende a tecnologia de automação para toda linha de caminhões

A Mercedes-Benz acaba de apresentar no Brasil sua mais nova tecnologia de Rádio Controle. Segundo a empresa, o sistema está disponível para toda sua linha de caminhões. Com isso, os modelos da marca podem ser guiados à distância. Ou seja, a partir de um cabine de controle ou mesmo por um operador próximo ao veículo por meio de controle remoto.

VEJA TAMBÉM
Banco Mercedes-Benz oferece taxas especiais para compra de caminhões
Vamos compra 20 caminhões Agronomous VW para locação
Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço

Conforme a área de engenharia da Mercedes-Benz, a tecnologia foca atividades de difícil acesso. Assim como aquelas que podem colocar pessoas, como o motorista, em risco. Nesse sentido, um segmento com alta demanda no País é o de mineração, sobretudo no descomissionamento de minas.


Publicidade

Assim, o controle à distância requer ambientes controlados. A operação pode ser feita por meio de um controle similar ao joystick de videogames. Ou a partir de uma sala controle a distância, conforme a necessidade do cliente. Para isso, em vez de motorista há um operador do lado de fora do caminhão.

Processamento rápido e redução do TCO

Mercedes-Benz estende a tecnologia de automação para toda linha de caminhões
Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz Atego autônomo de nível 4 roda há dois anos no CD da Ypê

De acordo com o gerente de marketing de caminhões da Mercedes-Benz, Marcos Andrade, a chegada da tecnologia Euro 6 permitiu unificar vários sistemas eletrônicos. Isso inclui do modelo leve Accelo ao extrapesado Arocs. Com isso, foi possível integrar a tecnologia de condução à distância para toda a linha.


Nesse sentido, colaboram os processadores e módulos mais avançados. Como resultado, houve drástica redução do tempo de resposta aos comandos. Assim, o caminhão reage prontamente ao comando feito pelo operador. Dessa forma, o custo de manutenção vai cair, conforme a Mercedes-Benz.

Conforme Andrade, "a resposta da máquina caminha para ser igual ou até melhor que a de um motorista." Dessa forma, o executivo afirma que haverá redução da necessidade de manutenção corretiva, bem como de consumo de diesel.

Brasil tem bom potencial para caminhões confinados

Vale lembrar que a Mercedes-Benz oferece caminhões autônomos para operações em ambientes controlados há muito tempo. Em 2020, o Estradão avaliou um Axor 3131 com o sistema para atuar no transbordo de cana-de-açúcar. Feito em parceria com a Grunner, o modelo requer a presença de um motorista a bordo. Porém, apenas por segurança - o caminhão faz tudo sozinho.


Além disso, a marca apresentou um caminhão 100% autônomo durante a Fenatran, em 2022. Trata-se de um Atego desenvolvido em parceria com a Lume Robotics. O modelo atua numa roda entre a linha de produção e o centro de distribuição da Ypê. Atualmente, a empresa tem cinco desses caminhões atuando em suas operações logísticas.

Mercedes-Benz estende a tecnologia de automação para toda linha de caminhões
Mercedes-Benz/Divulgação
Fabricante não divulgou o preço das tecnologias, mas conta com 1.100 caminhões vendidos

Segundo a Mercedes-Benz, já foram vendidos no Brasil 1.100 desses caminhões. Agora, a marca vai fornecer toda a tecnologia. Para isso, a preparação é feita no Centro de Customização da Mercedes-Benz.


Próximo passo é caminhão sem cabine

A Mercedes-Benz não descarta a possibilidade de desenvolver caminhões sem cabine. Afinal, com o avanço das tecnologias de automação, em breve não será necessidade haver espaço para motoristas. Seja como for, isso deve demorar um bom tempo.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião