Caminhões leves mais vendidos no Brasil, Mercedes-Benz Accelo 1016 e Volkswagen Delivery 9.170 não têm vendido como esperado em 2023. Ou seja, apesar de permanecerem no topo do ranking desde o ano passado, o número de emplacamentos encolheu.
Segundo a Fenabrave, o Accelo 1016 da Mercedes-Benz vendeu 1.531 unidades de janeiro a setembro. Assim, mantém-se na liderança. Porém, em relação a 2022, a retração é de 42%. Dessa forma, o modelo também liderava, mas emplacou 2.619 unidades.
LEIA MAIS
Marcopolo já oferece o novo ônibus Audace a hidrogênio
Volvo VM ganha série especial para celebrar os seus 20 anos; veja o vídeo
Volvo Supertruck 2 é o caminhão híbrido com mais eficiência
Publicidade
Do mesmo modo, o VWCO Delivery permanece na vice-liderança do segmento, com 1.213 unidades entre janeiro e setembro. Entretanto, ao comparar os emplacamentos com igual período de 2022, é notável a retração. Neste caso, as vendas caíram 53%. No ano passado, foram entregues 2.588 unidades do modelo. Ou seja, mais que o dobro.
2023 está fraco para as vendas de caminhões novos
As vendas de caminhões no geral começaram em níveis muito baixos neste ano. Dificuldade de acesso ao crédito, bem como juros altos colaboraram para que o primeiro semestre fosse dramático. Do mesmo modo, o aumento no preço dos caminhões, ocasionado pelas novas tecnologias dos veículos Euro 6, afugentou o cliente das concessionárias.
Por tudo isso, as vendas de caminhões sofreram forte queda no acumulado do ano. Porém, há segmentos que são muito mais impactados. Como o de caminhões leves, por exemplo. Sobretudo, frente aos veículos pesados. Afinal, no caso dos caminhões maiores, as vendas são muito impulsionadas pelo agronegócio. Que no Brasil é sempre pujante.
Contudo, independente da situação do mercado, já faz um tempo que os caminhões das marcas alemãs disputam entre si. A começar pelo representante da estrela, o Accelo 1016 tem um projeto mais antigo frente ao Delivery. Assim, o modelo estreou em 2012 e já vendeu mais de 33 mil unidades no Brasil.
Modelos mais vendidos da Mercedes-Benz e da Volkswagen ainda são Euro 5
No entanto, o modelo mais vendido até setembro é com motor Euro 5. Assim como o VWCO Delivery. Isso porque, prevendo o aumento médio de 20% no preço dos caminhões Euro 6, os concessionários trataram de lotar os estoques.
Isso significa que, quando as vendas de Euro 5 se esgotarem, o Accelo 1017 deverá ser o substituto natural. Portanto, liderar as vendas no lugar do futuro antecessor. Por essa razão, o novo modelo chega com motor um pouco mais forte, de 163 cv e 62 mkgf de torque.
No atual Accelo 1016, o motor MB OM 924 desenvolve 156 cv a 2.200 rpm e o torque é de 62 mkgf desenvolvidos entre 1.200 e 1.600 rpm. O motor combina a transmissão manual da Eaton de 5 velocidades ou Mercedes G-56 de 6 marchas. Assim como Eaton de 6 marchas automatizada com relação de redução 4,30:1 de série. Além da versão 3,91:1 com a caixa automatizada.
Assim, atende aos mais diversos perfis de transporte. De baú, carga seca, plataforma guincho, no ambiente urbano e interurbano. Por isso, conta com PBT de 9,6 t. Vale lembrar que o modelo sai de fábrica na configuração 4x2. Mas se instalar o 3º eixo o PBT sobe para 13 t, aumentando para 9 t sua capacidade de carga útil.
VW Delivery 9.170
Já o vice-líder VW Delivery 9.170 também ganhou versão Euro 6, mais econômica e que emite menos poluentes. Do mesmo modo, a opção com motor 10 cv mais potente, passou a atender por Delivery 9.180. Aliás, este modelo já aparece no ranking como o 4º mais vendido. Mas é o seu antecessor que aparece em destaque. O modelo 9.170 integra a segunda geração da família Delivery, lançada em 2017. Portanto, o desenho da cabine é mais atual frente ao rival.
O Delivery 9.170 conta com motor Cummins ISF, de 3,8 litros, que desenvolve potência de 167 cv a 2.600 rpm e torque de 61,2 mkgf que trabalha entre 1.100 e 1.700 rpm. A transmissão é Eaton ESO 6106, de seis marchas, nas opções mecânica ou automatizada. Por essa razão, conta com as opções de relação de redução de 4,10:1 e a opcional 4,30:1. O PBT do modelo é de 8.500 kg e seu PBTC de 11.500 kg. Ou seja, frente ao concorrente, sua capacidade de carga é menor.
Nesse sentido, o Accelo é uma opção entre o VW Delivery 9.170 e o Delivery 11.170 (este, já entra no segmento de caminhões médios). Em outras palavras, parte do sucesso das vendas do representante do Mercedes-Benz deve estar relacionada à sua maior capacidade de carga.
A bordo, Accelo e Delivery são básicos; veja os preços
Em termos de cabine, os modelos são mais espartanos. Transportam até três pessoas, sendo o banco do meio retrátil. Assim, serve como uma mesa de escritório. Ademais, o ar-condicionado é de série. E se o cliente quiser um pouco mais de acabamento, terá de pagar mais por um pacote opcional. Seja como for, para comparação, o MB Accelo 1016 custa R$ 329.830. Enquanto o novo Accelo 1017 tem preço de R$ 341.201. Do mesmo modo, o VW Delivery 9.170 custa R$ 298.049 e o novo Delivery 9.180 sai por R$ 335.762, conforme a tabela Fipe.
Veja os cinco caminhões leves mais vendidos em setembro e no acumulado de 2023:
- MB Accelo 1016 - 35 (1.531)
- VW Delivery 9.170 - 24 (1.213)
- MB Accelo 815 - 12 (829)
- VW Delivery 9.180 - 112 (618)
- Iveco Tector 9.190 - 18 (433)
*Dados da Fenabrave.