O Mercedes-Benz OM 471, motor mais parrudo da marca, recebeu atualizações. Segundo a empresa, o destaque da terceira geração do seis-cilindros é a redução de consumo do diesel, de até 4%. Ao mesmo tempo, o toque será 200 Nm (20,5 mkgf) maior. De acordo com a Mercedes-Benz, o novo OM 471 chega em outubro ao mercado europeu. Porém, ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.
Seja como for, em janeiro de 2023 entrará em vigor no Brasil o Proconve Fase 8, equivalente à Euro 6. Dessa forma, é possível supor que o OM 471 renovado virá ao País. Afinal, trata-se do motor que equipa a linha Actros nacional. Aliás, o novo motor já atende a norma Euro 6E. Em síntese, trata-se de uma evolução das leis de controle de emissões de poluentes por veículos na Europa.
LEIA TAMBÉM: Aceleramos: novo VW Constellation 25.460 tem motor maior e custa R$ 630 mil
Mercedes-Benz OM 471 tem várias novidades
De acordo com a área de engenharia da Mercedes-Benz, o motor traz várias novidades. Nesse sentido, a cavidade do pistão foi redesenhada. Além disso, os bicos injetores e o cabeçote receberam atualizações. ganharam novos parâmetros. O que possibilitou a redução do consumo de diesel.
Para isso, a taxa de compressão aumentou, saindo de 18,3:1 para 20,3:1, resultando em uma combustão mais eficiente com um pico de pressão de 250 bar. Uma nova válvula de controle de pressão do óleo do motor com um atuador elétrico ajuda a reduzir a resistência interna.
Além disso, o Mercedes-Benz OM 471 chega com um novo óleo de baixa viscosidade. Segundo a marca, o lubrificante minimiza as perdas por atrito.
Como resultado, o sistema de pós-tratamento dos gases de escape ajuda o motor acelerar mais facilmente com menos contrapressão. Dessa forma, o NOx é melhor convertido por meio da regulação do Adblue (Arla 32).
Para o gerente de projeto da Daimler Truck, Christoph Mertens, o novo motor traz economia, sem sacrificar o desempenho, a dinâmica de condução ou mesmo o conforto do veículo. "Com isso, nosso objetivo é reduzir o custo total de propriedade a partir do baixo consumo de combustível”, diz.

Dois novos turbocompressores e uma caixa renovada
Ademais, de acordo com Mertens, a maior mudança diz respeito ao turbocompressor. Ou seja, o motor chega com dois turbocompressores novos. O que ajuda a otimizar o consumo de diesel.
O novo propulsor da Mercedes-Benz OM 471 na Europa ganha as versões de potência de 450 cv, 476 cv e 530 cv. E trabalha em conjunto com a transmissão G281 PowerShift Advanced, que também traz novidade.
Além das velocidades de 7 e 12 marchas automatizadas, a seleção de marcha está mais precisa. Portanto, culminando na aceleração e troca de marchas mais rápidas. O que deve reduzir em até 40% as quebras de força de tração na faixa superior .
Do mesmo modo, os parâmetros do pedal do acelerador foram ajustados na área mais sensível no curso inferior do pedal. Assim, na hora de fazer manobras, por exemplo, o condutor conta com uma resposta mais direta.