Notícias

Mercedes-Benz aposta no novo Actros para liderar vendas no Brasil em 2021

A Mercedes-Benz, que foi líder de vendas de caminhões no Brasil em 2020, aposta no novo Actros para atender a alta demanda gerada sobretudo pelo agronegócio

Aline Feltrin

25 de fev, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz
Novos actros
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Transporte pode alavancar com plano de vacina, dizem empresários

A Mercedes-Benz Brasil fechou 2020 como líder em vendas de caminhões no Brasil. Afinal, a marca alemã conquistou 31% de partic­­­ipação. Assim, garantiu o quinto ano consecutivo no topo do ranking de emplacamentos. Agora, a empresa aposta no novo Actros 2651 6x4 para continuar líder em 2021.

O caminhão extrapesado foi apresentado aos brasileiros durante a Fenatran, em 2019. As vendas começaram em 2020, em meio à pandemia. Portanto, a expectativa é que os emplacamentos disparem em 2021.

O novo Actros teve 940 unidades vendidas no Brasil, de acordo com a empresa. No acumulado de 2021, ou seja, 1º de janeiro até agora, foram cerca de 530 unidades, segundo dados da Fenabrave. Trata-se da federação que reúne as associações de concessionárias do País.


Publicidade

Actros é sucesso de vendas no País

Vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini afirma que o novo Actros vai repetir a trajetória de sucesso do anterior. O modelo antigo era vendido desde 2015 no País.

Segundo a empresa, desde o lançamento o Actros somou10.886 unidades vendidas. A Mercedes-Benz parou de produzir modelo anterior no início de 2021.

"A expectativa é que ele nos ajude a manter a liderança de vendas em 2021. Queremos ir para o sexto ano de liderança em caminhões”, diz Leoncini.


Mercedes-Benz Actros é repleto de eletrônica

A Mercedes-Benz aposta nas tecnologias do caminhão. Nesse sentido, o extrapesado é repleto de novidades eletrônicas. Assim, ficou famoso por pode ter câmeras em vez de retrovisores convencionais.

O Actros foi o primeiro veículo vendido no Brasil com o sistema. Só meses depois a Audi lançou o e-Tron, SUV elétrico que, assim como o caminhão, oferece o sistema como opcional.

Além disso, o cavalo-mecânico tem vários recursos de segurança ativa. Como, por exemplo, o ABA 5, que aciona os freios automaticamente ao perceber a presença de pedestres, veículos ou outros obstáculos à frente.


Teste do Estradão comprova economia

Há, ainda, leitor de ponto cego e assistente de fadiga. Ou seja, o dispositivo avisa sobre a necessidade de parada para  descanso. Assim também, o controle eletrônico de estabilidade foca a segurança.

O preço do novo Actros parte de R$ 796 mil, de acordo com informações da marca. Lembrando que esse valor refere-se apenas ao cavalo-mecânico, sem implemento.

No teste feito pelo Estradão em junho de 2020, o novo Actros foi até 12% mais econômico que modelos similares. A avaliação foi feita com um caminhão sem espelhos externos. Além disso, a conclusão é de que o modelo inicia uma nova tendência no Brasil. Ou seja, de caminhões cada vez mais equipados.


Brasil deve fechar 2021 com mais de 100 mil unidades

Para crescer em vendas, a Mercedes-Benz, assim como as demais marcas, aposta na alta da demanda gerada pelo agronegócio. Em outras palavras, a Conab reviu para cima a projeção da safra.

Ou seja, isso provocará aumento nas vendas de caminhões pesados. Segundo Leoncini, outros setores estão se recuperando e devem puxar as vendas de caminhões em 2021.

Por exemplo:  químico, mineração, comercio eletrônico, celulose, locações, logística e farmacêutico. "Para todos temos uma linha completa de caminhões. De semi-leves aos mais pesados", diz.


Brasil é o maior mercado para a Mercedes-Benz

De acordo com o executivo, as vendas de caminhões no Brasil em será de cerca de 101 mil unidades. "A Mercedes-Benz deverá ter uma participação em torno de 30%", diz.

Mesmo com o avanço dos casos de covid-19, o Brasil passou a ser o maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz. Ou seja, ultrapassou até mesmo a Alemanha, onde fica a matriz da empresa.


Segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2020 a marca vendeu 26.769 caminhões no Brasil. Esse número é 4% maior que os 27.994 emplacamentos de 2019.

Marca Brasil é o maior mercado para a Mercedes-Benz

O bom desempenho fez a empresa manter o investimento de R$ 2,4 bilhões no País. A informação foi confirmada pelo presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Karl Deppen (acima). Conforme o Estradão revelou em reportagem recente, esse dinheiro será utilizado no desenvolvimento de novos produtos, serviços e sistemas de conectividade.


Outra boa notícia é que a Mercedes-Benz abriu mil vagas de trabalho na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Segundo a empresa, o número corresponde a contratos temporárias e efetivação de aprendizes do SENAI.

Aliás, em 2021 a empresa completa 65 anos de atividades no Brasil. A planta de caminhões no ABC paulista foi a primeira erguida pela Mercedes-Benz fora da Alemanha.

Deixe sua opinião