Cada vez mais os fabricantes estão desenvolvendo caminhões para uso off-road, mas com estética de veículos rodoviários. Isso porque eles são mais baratos frente aos brutões conhecidos como "linha amarela". Assim, entregam a mesma robustez, com um custo total de propriedade menor - o chamado TCO.
Em razão disso, aumenta a oferta aos clientes. Ademais, tratam-se de caminhões versáteis. Afinal, com o entre-eixos e relação adequados, esses veículos podem atender indústrias de mineração, construção e de madeira. Ou seja, onde o terreno for acidentado e de mais difícil acesso, esses brutões são capazes de acessar.
O Estradão levantou quais são os caminhões mais buscados no mercado global. Portanto, a lista inclui o Brasil. Confira, por ordem alfabética, os modelos "massa bruta".
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Astra HD9
O Astra HD9 é um caminhão concebido para encarar qualquer terreno. Por essa razão, o trabalho pesado em terrenos difíceis lhe cai bem. O chassi reforçado, a tração integral e o sistema de suspensão a ar tornam o modelo capaz de enfrentar qualquer obstáculo.
Além disso, o HD9 conta com uma variedade de opções de configuração de entre-eixos, relações e capacidades. E isso o torna muito versátil. Vale lembrar que o caminhão é baseado na plataforma do Iveco Trakker. No Brasil o modelo já foi descontinuado e não caiu na popularidade. Porém, a fama era de suportar qualquer tranco. Por isso, o Astra HD9 é popular em território africano.
DAF XDC e XFC
Os caminhões DAF XDC e XFC chegaram ao mercado europeu no final do ano passado. Assim, contam com nova cabine mais aerodinâmica, bem como mecânica mais eficiente.
Seja como for, a nova gama se destaca pelo grande ângulo de aproximação de 25°. Além da elevada distância do solo de 33 cm a 39 cm. Outro destaque é o tandem, que parte de 19 toneladas. A suspensão, por sua vez, utiliza molas.
Ademais, o design remete à robustez, a começar pelo para-choque de aço com três peças, grade preta destacada e uma placa protetora do radiador de aço como padrão. Ambos os caminhões atendem atividades basculantes, betoneiras, elevadores de gancho, entre outras. Para isso, contam com relação do eixo traseiro de 3.46:1 a 7.21:1, e versões de 4x2 a 8x4.
Iveco T-Way
De acordo com especialistas do mercado de caminhões, o modelo da Iveco é um dos favoritos na hora da implementação, graças ao chassi flexível. Mas o substituto do Trakker se destaca também pela cabine que traz a identidade visual mais moderna dos irmãos rodoviários. Outro atributo é a tração parcial nos modelos rígido e articulados 6x4 e 8x4. Assim como a tração total nas versões rígidas e articuladas 4x4 a 6x6, bem como nas rígidas 8x8 de até 50 t de PBT.
Kamaz K5 Series
Por ser desenvolvido para o mercado russo, o modelo da Kamaz trabalha comumente no extremo frio. Dessa forma, suporta bem as baixas temperaturas e o caminhão é muito popular entre as tropas russas do Ártico. Mas, além do trabalho militar, por causa da sua robustez, já que pode carregar até 60 t de PBT, o K5 encara atividades na construção e mineração. E está disponível nas versões 4x4, 6x6, 8x8 e até 10x6.
MAN TGS
O MAN TGS é um caminhão que conta com chassis reforçados e um sistema de tração integral que o torna muito resistente. Dessa forma, é capaz de enfrentar qualquer terreno.
Em sua nova geração, o fabricante promoveu melhorias significativas em termos de conforto para o motorista. Além disso, o TGS chega com mais configurações de eixos. Assim, parte do 4x4 até o 10x4, e atende mais aplicações. Vale lembrar que o TGS transporta até 50 t de PBT.
Mercedes-Benz Arocs e Zetros
O Mercedes-Benz Arocs está disponível nas configurações 6x4, destinada ao agronegócio. E 8x4, mais parruda, para mineração, construção e pedreiras. Seja como for, permite transportar até 58 t.
Trata-se de um caminhão com suspensão aprimorada e que oferece estabilidade para trafegar com segurança em terrenos acidentados. Além disso, o modelo conta com cabine confortável e que entrega segurança para o motorista. Na Europa, a Mercedes-Benz ainda oferece o chassi rígido ou trator 8x8. Este, capaz de tracionar até 250 t de CMT na versão SLT.
Vale lembrar que no Brasil ainda há uma versão do Arocs autônoma de nível 2 voltada ao agronegócio.
A marca ainda oferece o Zetros na versão 6×4 ou 6×6. Porém, apenas para o mercado Europeu. Voltado para operações militares e encomendas especiais, o gigante compartilha a maioria dos componentes com outros modelos da Mercedes-Benz, como o Arocs e o Unimog.
Renault Truck K
A gama K da Renault Trucks tem a fama de ser resistente. Isso porque suporta todo tipo de obstáculos. Desde pedreiras a mineradoras com muitos desníveis. A sua manobrabilidade também é bem elogiada. Mas nessa reportagem, o que conta é a robustez.
Nesse sentido, o Renault K carrega de 34 t de PBT e 120 t de CMT em um trator 6×4. Conta com para-choque de aço e demais componentes reforçados para suportar os impactos da atividade.
Scania XT
A gama Scania XT é conhecida por sua força e capacidade de enfrentar os terrenos mais difíceis. A tração em todas as rodas, o sistema de suspensão e os freios reforçados tornam a gama XT, geralmente equipada na cabine G, capaz de superar qualquer obstáculo. Além disso, a cabine conta com o mesmo desenho dos modelos rodoviários. E junto com a ergonomia e as tecnologias embarcadas, o caminhão chega a ser até 28% mais econômico frente aos modelos com motor Euro 5.
Seja como for, a Scania oferece o caminhão na configuração que o cliente desejar. Partindo do 4×4 até 10×4 com opção Heavy Basculante com PBT de até 71 t de carga.
Volvo FMX
O Volvo FMX é outro caminhão projetado para enfrentar terrenos difíceis. O chassi reforçado dá à linha FMX capacidade de operar em qualquer condição. Colabora com isso os eixos os redutores nos cubos, assim como o sistema de suspensão e o modo off-road de operação da caixa I-Shift da Volvo.
Além disso, o Volvo FMX conta com uma variedade de opções de configuração que o tornam muito versátil. Dessa forma, o veículo transporta de 58 t de PBT a 250 t de CMT.
Volkswagen Constellation 41.460
Disponível no Brasil e no sul do continente africano, o Constellation 41.460, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, atende às exigências dos usuários de veículos na mineração. Para isso, conta com motor MAN D26 de 12,4 litros, produzido no Brasil. Ele entrega 460 cv e torque máximo de 235 mkgf.
Outro atributo são os eixos traseiros com redução nos cubos de roda. Ideais para aplicações de alto desempenho no transporte pesado off-road. Ademais, está disponível com distâncias entre eixos de 5.200 mm e 5.800 mm. Com capacidade para 41 t de PBT e até 125 t de CMT.