A MAN Truck & Bus acaba de apresentar a nova geração de caminhões TGX, TGS, TGM e TGL na Europa. Esses modelos foram lançados em 2000 e receberam as mais profundas atualizações em 20 anos. Entre os destaques estão a renovação do visual e a ampliação da oferta de equipamentos voltados à segurança ativa.
As atualizações implementadas na parte mecânica e eletrônica garantiram redução de consumo de combustível de até 8%. As informações foram divulgadas pela fabricante alemã.
A cabine foi totalmente atualizada. No visual, a imagem do leão, símbolo da marca, ganhou mais destaque na dianteira. A grade frontal, aliás, foi redesenhada e reposicionada para baixo.
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De acordo com Joachim Drees, presidente da MAN, a demanda por transporte de carga na União Europeia deve crescer 40% nos próximos 20 anos. Além disso, os novos caminhões terão de emitir menos poluentes. A meta é reduzir as emissões de CO2 em até 15% nos próximos cinco anos.
MAN TG tem novos itens de segurança
A mudança mais importante feita na gama TG foi a introdução de tecnologias voltadas à segurança ativa. Um dos destaques é o sistema de assistência que reduz o risco de tombamento em curvas. Esse recurso será obrigatório nos caminhões vendidos na Europa a partir de 2024.
Outra boa novidade é o dispositivo que evita a mudança involuntária de faixa de rolamento. Caso o motorista não acione as luzes de seta, o sistema emite sinais sonoros. E pode, inclusive, "endurecer" a assistência da direção para evitar a manobra.
O interior da cabine da gama TG também foi renovada. De acordo com informações da área de engenharia da MAN, as atualizações foram feitas a partir da demanda dos clientes. A marca ouviu cerca de 300 frotistas e 700 caminhoneiros autônomos.
O painel de instrumentos foi deslocado e ficou mais perto do motorista. Isso melhorou a ergonomia, também de acordo com informações da Man. Outra novidade é a introdução de um sistema de conectividade mais modero, que suporta pareamento com telefones celulares.
O coração do TGX
A nova linha MAN TGX passa a ser oferecida com três opções de motor. A mais potente é a D38 de seis-cilindros em linha, que gera 640 cv de potência. Essa configuração é direcionada às operações rodoviárias de longa distância e para o transporte de cargas pesadas.
A configuração D26 têm potências entre 430 cv e 510 cv. Essa opção atende principalmente as operações de transporte rodoviário de médias distâncias. A opção de entrada é a D15, com potências entre 330 cv e 400 cv. Nesse caso a vocação são operações de transporte de cargas leves, de médias e longas distâncias.
Considerado como o carro-chefe de vendas da Man na Europa, a linha TGX tem versões com tração 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4. Uma boa opção é o HydroDrive. Trata-se de um sistema de acionamento hidráulico do eixo dianteiro, que garante mais tração ao rodar sobre superfícies não pavimentadas.
Outra opção é o TGX 8x4 para aplicações superpesadas. Nesse caso o caminhão pode ser homologado para até 250 toneladas de Peso Bruto Total. O PBT da gama, aliás, é bastante amplo. Vai de 18 a 41 toneladas.
A linha TGX é vendida também no Brasil. A filial brasileira da marca não informa quando os novos caminhões chegarão ao País. Isso deve ocorrer em 2022, uma vez que no ano seguinte entrará em vigor o Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões é equivalente ao Euro 6.
MAN TGS
O novo MAN TGS tem como alvo a operações voltadas à construção pesada, assim como a distribuição de mercadorias e prestação de serviços públicos. Por isso o modelo tem cabine menor que a do TGX. As opções de motor são D15 e D26.
As configurações de tração são 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Tanto para as versões rígidas quanto para os cavalos-mecânicos. E para as atividades em que são necessárias a tração integral em terrenos acidentados o TGS pode ser configurado com trações 4x4, 6x6, 8x6 ou 8x8.
Se o veículo for conduzido em estradas pavimentadas e a tração adicional for necessária apenas ocasionalmente, o HydroDrive poderá ser combinado ao TGS 4x2, 6x2 ou 6x4. O PBT vai de 18 a 41 toneladas.
TGL e TGM
Os caminhões TGL (leve) e TGM (médio) têm várias opções de cabine. As configurações podem ser curta, leito e teto alto, além de dupla. Essa última é a preferida de empresas do setor de construção civil. Também atrai prestadores de serviços públicos e de emergência.
As duas "famílias" vêm de série com o motor D08 de quatro-cilindros em linha. A potência vai de 160 a 220 cv e o PBT, de 7,5 a 12 toneladas. Quem precisa de "mais motor", conta com o 6-cilindros em linha de 250 cv.
No caso do TGM, o PBT pode ser de 12, 15, 18 e 26 toneladas. O modelo médio é oferecido com opções de tração 6x2, 6x4 e 4x4. Com, isso, atende operações como construção civil e combate a incêndio.
Novas larguras de cabine
No total, a Man oferece oito opções diferentes de cabine. Os modelos se diferenciam pela altura e largura, além da existência ou não de área para descanso. Com largura de 2,44 m, as linhas TGX e TGM são direcionadas ao transporte rodoviário de longa distância. Na Europa, esses modelos podem fazer viagens internacionais, por exemplo.
No caso da versão de teto alto, a cabine do TGX tem 355 litros de capacidade para levar objetos do motorista e ajunte. Isso equivale ao porta-malas de um Volkswagen Golf, por exemplo. Colabora com o amplo espaço o túnel baixo do motor.
O interior da cabine do TGM tem 1,87 metros de altura. No caso do TGX, são 2,07 metros. No caso do TGS, não há versão com teto alto. Fora isso o modelo oferece o mesmos altos níveis de conforto dos "irmãos".
A MAN também está lançando uma versão de cabine mais estreita. Com 2,24 metros de largura, essa opção é oferecida para as séries TGL, TGM e TGS. De acordo com informações da área de engenharia da Man, apesar de ser compacta essa configuração oferece o mesmo nível de conforto das demais.