Notícias

MAN ganha câmeras no lugar dos retrovisores

Lançada em 2020 na Europa, nova geração de caminhões da MAN ganha câmeras no lugar dos espelhos e sistemas que reduzem o consumo em até 3,7%

Redação

10 de ago, 2021 · 4 minutos de leitura.

MAN ganha opção de câmeras no lugar dos retrovisores" >
MAN-TG
Crédito:MAN/Divulgação
MAN ganha opção de câmeras no lugar dos retrovisores

A MAN lançou a nova geração de caminhões em 2020. Porém, menos de um ano depois, já apresenta atualizações para esses modelos. Um dos destaques é o sistema de câmeras no lugar dos retrovisores. Além disso, há mais recursos eletrônicos de assistência ao motorista.

Leia também: Actros motorhome tem 35 m², cama king size e custa R$ 5,47 milhões

Além disso, o sistema de câmeras, batizado de OptiView capta imagens do meio-fio. Seja como for, o dispositivo não é exatamente uma novidade no mercado. Ou seja, já estava disponível no Mercedes-Benz Actros, inclusive no Brasil.

Assim como no Actros, as imagens das câmeras do MAN são projetadas em telas nas colunas laterais internas. Bem como na tela do sistema multimídia. Como resultado, o dispositivo contribui para eliminar os pontos cegos. Ou seja, isso aumenta a segurança.

Redução do consumo chega a 3,7%

Segundo a MAN, há novidades para reduzir o consumo de diesel. Por exemplo, é o caso do sistema automático de redução de velocidade. Ou seja, o motor desacelera quando está em marcha lenta.

Da mesma forma, há ajuste dinâmico de torque. Bem como novo para sol externo, disponível para as cabines TGM e TGX. No que se refere à tecnologia embarcada.

De acordo com a fabricante, a redução do consumo de combustível chega a 3,7% nos caminhões com motor D26. Além disso, a nova geração já é até 8,2% mais econômica que a anterior.

A MAN também deseja que o tempo de parada para a manutenção seja minimizado. Isso por causa das atualizações que o caminhão pode passar de forma remota. Ou seja, sem a necessidade de ir à oficina.

MAN TGX e TGS prontos para as estradas

Da mesma forma, os caminhões TGX e TGS agora podem vir com o MAN CruiseAssist. Ou seja, o sistema que acelera e freia o caminhão sozinho. Bem como impede a saída involuntária da faixa. Assim, os dois modelos passam a ser os mais bem equipados da linha.

No Brasil, a linha TGX ainda não foi atualizada. Ou seja, trata-se da família anterior à que é vendida na Europa. Seja como for, a MAN Latin America não revela se a novidade será lançada no País.

Continua depois do anúncio