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Maiores caminhões rodoviários do mundo; comprimento passa de 1 km

Listamos os maiores caminhões rodoviários do mundo que têm, em comum, motores potentes e vocação para o transporte de cargas indivisíveis

Andrea Ramos

13 de nov, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Supercaminhão
Mack Titan
Crédito:Divulgação
Os cinco maiores caminhões rodoviários em extensão do mundo

Os maiores caminhões do Brasil têm 30 metros de comprimento. Segundo a legislação brasileira, esse é o limite para o conjunto completo dos rodotrens. Ou seja, o cavalo-mecânico e os dois implementos rodoviários. Porém, a regra é para veículos particulares que circulam por estradas públicas. Assim, em locais confinados, como fazendas, por exemplo, ou para o transporte de cargas especiais, há caminhões bem maiores do que esses. Seja como for, modelos com mais de 1.400 metros operam no exterior.

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O Estradão listou cinco caminhões que ganharam fama por causa do comprimento. Alguns continuam trabalhando, mas pararam de ser produzidos. Em comum, os chamados “trens rodoviários” têm motores muito potentes e que geram torque impressionante. Afinal, a velocidade não importa. Confira nossa lista:

Mack Titan

Da lista de maiores caminhões do mundo, um dos destaques é o Mack Titan. O modelo da  Mack Trucks tinha duas versões. Porém, a opção oferecida para a América do Norte saiu de linha em 2017. Atualmente, apenas a configuração criada para o mercado australiano continua em operação. Aliás, a Austrália é o país onde há mais unidades desses caminhões atuando regularmente.


Segundo a fabricante, ao menos em tese o Titan pode tracionar cargas de até 200 toneladas. Porém, em 2016 o caminhão gigante entrou para o Guinness Book, ou seja, o livro dos recordes. Afinal, puxou uma composição com 113 carretas e 1.300 toneladas. O conjunto foi rebocado por cerca de 1,4 km. Portanto, menos que seus e 1.470 metros de comprimento.

O Mack Titan cabine e capô mais altos que os convencionais. Com isso, é possível instalar radiadores maiores. Além disso, o caminhão ainda tem eixos traseiros com redução de cubo planetário feitos pela Renault. O sistema de freios tem compressor de ar de alto fluxo. O motor Cummins ISX foi substituído em meados de 2001 pelo Caterpillar C-16 e, depois, pelo Mack E9 V8 de 16,4 litros. Portanto, a potência é de 610 cv e o torque, de 283,7 mkgf. A transmissão é Eaton de 18 marchas e traz sistemas auxiliares de duas e quatro velocidades.

Volvo FH 16 750

Volvo vendido no Brasil
Volvo/Divulgação

Com toda certeza, o Volvo FH 16 750 é o projeto mais novo dessa lista dos super caminhões. Logo, o modelo da Volvo lançado em 2013 é um dos mais modernos da lista. Para comprovar a capacidade de reboque do cavalo-mecânico, o caminhão rebocou 750 toneladas por 100 metros. Como a composição tinha 300 metros de comprimento, conquistou o posto de segundo maior caminhão do mundo.

Segundo a Volvo, o FH 16 750 tem motor D16K, de 16 litros, que gera 750 cv de potência e 362 mkgf de torque. No Brasil, o modelo tem tração 8x4. Ou seja, justamente para atender às operações especiais. Ou seja, para o transporte de carga indivisível. Porém, na Europa há várias outras opções de configuração, como a com tração 4x2.

LeTourneau TC-497

Os cinco maiores caminhões rodoviários em extensão do mundo
Caminhão gigante da norte-americana LeTourneau tinha motor com mais de 1.000 cv de potência

Na década de 1960, a norte-americana LeTourneau produzia caminhões off-road para operações pesadas. Segundo informações da época, o comprimento chegava a 200 metros. Portanto, podia substituir o transporte ferroviário. Um dos caminhões mais famosos dessa linha é o TC-497, encomendado pelo Exército dos EUA, que tinha 173 metros de comprimento, 12 vagões e 54 rodas.

O super caminhão foi o responsável pelo transporte de mais de 70% dos equipamentos pesados utilizados pelo Exército, como retroescavadeiras, gruas e equipamentos navais. Para isso, o LeTouneau TC-497 tinha motor com quatro turbinas a gás que gerava 1.170 cv. Com autonomia de 640 km, o caminhão tinha velocidade máxima de 32 km/h.

Nicolas Tractomas caminhões

Os cinco maiores caminhões rodoviários em extensão do mundo
O caminhão conta com duas opções de transmissão automática, de duas e seis velocidades

O Tractomas, um dos caminhões produzido na França pela Nicolas, tem opções de tração 8x8 e 10x10. Além disso, seu motor Caterpillar V12 de 27 litros gera 1.000 cv e 408 mkgf. Para gerenciar tamanha potência e torque, o modelo tem transmissão Allison automática de duas e seis velocidades. Além disso, itens como freios a disco em todas as rodas e retarder são de série.

Segundo a fabricante, o caminhão pode rebocar 535 t e chega a 50 km/h. Porém, quando está vazio a máxima é de 65 km/h. Seja como for, além de atuar no transporte de cargas indivisíveis em operações rodoviárias, o modelo pode ser atrelado a composições de até 100 metros. O Tractomas opera em áreas de mineração, pesa 40 toneladas, tem 10 metros de comprimento, 3,5 m de largura e 4,6 m de altura.

Caminhões Pacífico Ultra

Os cinco maiores caminhões rodoviários em extensão do mundo
Reconhecido por sua robustez, Pacific Ultra foi utilizado pela NASA para transportar foguetes

Conforme publicado recentemente pelo Estradão, o Pacific Ultra ou P-12 foi desenvolvido no Canadáno fim dos anos 1940. Seu motor gerava 800 cv e garantia muita força para operações em áreas como o transporte de madeira e mineração. Reconhecido por ser parrudo, o modelo logo passou a ser vendido também em outros países.

Depois, nos anos 1970, a empresa foi comprada pela International Trucks. Com isso, o P-12 passou a ser utilizado em operações da South African Railway, companhia ferroviária da África do Sul. Dessa forma, transportava cargas com peso de até 370 t em composições com 130 metros de comprimento. Mais recentemente, o caminhão evoluiu e, na versão P-16, chamou a atenção até da NASA. A agência espacial dos EUA utilizou o modelo para o transporte de ônibus espaciais até a plataforma de lançamento.

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