Em setembro, a Mack Trucks dará início a produção da Série MD de caminhões médios. A nova linha será feita na fábrica de Roanoke Valley, em Virgínia, nos Estados Unidos. Para produzir os novos modelos, a empresa investiu US$ 13 milhões (cerca de R$ 73 milhões na conversão direta). O plano de investimento foi anunciado pela companhia no início de 2020.
Com a nova gama, a Mack voltará a oferecer caminhões médios nos EUA após um hiato de 17 anos. Durante esse período a Mack Trucks focou atuação no segmentos de pesados, off-road e rodoviários. Com a nova gama, a empresa pretende ampliar sua participação de mercado.
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Os novos veículos herdaram soluções vindas do rodoviário Anthem. Com isso, de acordo com informações da marca, serão bastante competitivos nas Classes 6 e 7. Essa é a classificação norte-americana para caminhões médios com peso bruto total (PBT) de 19 a 33 toneladas. No Brasil, isso equivale à linha de caminhões semi-pesados.
A Mack produzirá a versão MD7 da Classe 7, com PBT 26 a 33 toneladas. Haverá opções com capacidade de carga útil entre 11,7 e 14,9 t. A versão MD6, por sua vez, atende as especificações da Classe 6. O PBT vai de 19,5 a 26 t e a carga útil poderá variar de 8,8 a 11,7 t, de acordo com o modelo.
A gama MD contará também com um modelo equipado com pneus de perfil baixo de 22,5 polegadas (255/70R 22,5) e menor altura do solo. Essa configuração será destinada a operações urbanas. Entre os potenciais compradores estão empresas de coleta de resíduos, por exemplo.
Todas as versões da linha MD terão tração 4x2. De série, os modelos virão com soluções como freios a ar e suspensão pneumática. A distância entre os eixos variam de 3.810 mm a 6.858 mm.
A linha terá motor Cummins B 6.7 de seis-cilindros em linha. No caso do MD6, serão oferecidas duas opções de potência: 200 e 260 cv. Para o MD7, as configurações serão de 200 e 300 cv. A transmissão conta com caixa Allison Série MD automatizada. A Mack oferecerá transmissão automática na lista de opcionais.
Por dentro da Série MD
A nova gama de modelos médios da Mack herdou conceitos e componentes da linha rodoviária Anthem. É o caso do desenho da cabine, do acabamento e de alguns equipamentos, por exemplo. Entre os destaques, os MD vêm com air bag, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado e travas das partas com acionamento elétrico.
Mack investe no segmento de médios
Os novos caminhões atenderão aplicações como carga seca, refrigeradas, plataformas, basculantes e caminhão-tanque. Todos esses caminhões operam na coleta e entrega de produtos e viagens rodoviárias de curta distância, além de operações em centros urbanos.
A Mack está de olho no crescimento das vendas do segmento, que está em expansão nos Estados Unidos. Por ano, são emplacados cerca de 100 mil caminhões médios no país. Com a nova linha MD, a empresa quer abocanhar uma fatia desse mercado.
Os segmentos carga seca, frigorífico, coleta de lixo e tanque representam em torno de 75% das vendas de caminhões das Classes 6 e 7. Considerando a soma dos dois segmentos, a Classe 6 responde por 65% dos emplacamentos.
Com a crise provocada pelo avanço do novo coronavírus, o mercado de caminhões pesados (Classe 8), sofreu uma forte retração nas vendas. Como a Mack Trucks atuava apenas nessa categoria, o impacto na companhia foi ainda maior.
Esse foi um dos motivos que levou a empresa a voltar a apostar nos médios. Assim como no segmento de leves, as vendas ficaram estáveis e, inclusive, apresentam tendência de alta. “O mercado de caminhões médios é forte nos Estados Unidos. E faz todo o sentido para a Mack fornecer uma linha completa”, diz o vice-presidente sênior de vendas e marketing da empresa, Jonathan Randall.
História do caminhões de médio porte da Mack
A participação da Mack Trucks no segmento de caminhões médios não é nova. A empresa começou a oferecer opções no segmento em 1979, com o Mid-Liner da Classe 6. O modelo foi produzido até 2001, quando foi substituído pelo Freedom.
Essa linha foi projetada pela Renault Trucks. A empresa de origem francesa faz parte do grupo Volvo, que também é dono da Mack Trucks. A companhia sueca comprou a Mack e a Renault em 2001. Dois anos depois, a marca norte-americana deixou de produzir a linha Freedom e abandonou o segmento de médios.