Notícias

LOTS Group, da Scania, inicia operação em Goiás e mira contratação de caminhoneiras

A LOTS vai implementar, em Goiás, soluções para tornar o transporte de cana mais seguro, com tecnologias de planejamento e roteirização de viagens

Aline Feltrin

30 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Goiás
Com a chegada nas cidades de Goiás, a LOTS deverá abrir mais vagas de empregos, inclusive para motoristas mulheres
Crédito:Divulgação/LOTS Group

A LOTS Group, divisão de tecnologia da Scania, passou a atuar no transporte de cana de açúcar em Goiás, Inicialmente, a empresa vai operar nas cidades de Mineiros e Perolândia. Conforme a companhia, os primeiros investimentos estão sendo feitos na construção de uma torre de controle. Portanto, esta será a base para o monitoramento da frota em tempo real e 24 horas por dia.

LEIA MAIS

Venda de pneus de caminhão recua 15% em 2023
ANTT reduz preço do frete; veja o que muda
MEI Caminhoneiro avança no Brasil; veja as vantagens


Publicidade

Assim como nas demais operações, a LOTS foca soluções para tornar o transporte de cana mais seguro. Para isso, oferece tecnologias de planejamento e roteirização de viagens. Bem como faz gestão de pneus, monitoramento de estradas, telemetria e instala câmeras nos caminhões. Da mesma forma, inclui sistemas como geolocalização e aplicativo para motoristas.

Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho em tempo real. Além disso, a empresa construiu uma oficina para realizar manutenção e revisão dos veículos. Conforme a empresa, já foram contratados mais de 220 pessoas, todas da região. A expectativa é que novas vagas sejam abertas em breve.

Empresa quer contratar caminhoneiras em Goiás

Para atrair novos profissionais, a empresa do Grupo Scania pretende investir em capacitação e treinamentos de mão-de-obra local. Seja como for, a ideia também é despertar o interesse das mulheres. “Temos um programa exclusivo para treinar as que desejam trabalhar como caminhoneiras”, diz o responsável pela área de Recursos Humanos da LOTS na América Latina, James Demarchi.


Aliás, em junho a empresa promoveu, em Presidente Prudente (SP), um curso para mulheres com carteira de habilitação "E". Foram qualificadas motoristas para operações canavieiras. Ou seja, elas participaram de aulas teóricas e práticas.

Assim, a nova operação faz parte do plano de investimento de R$230 milhões da LOTS. Conforme a empresa, o dinheiro será focado na América Latina em 2023. De acordo com o responsável pelo desenvolvimento de negócios da empresa na região, Stephanie Amaral, a meta é crescer em Goiás. Bem como prospectar novos parceiros.

Caminhoneiros usam tecnologias para evitar acidentes, aponta pesquisa
Divulgação/LOTS Group

Expectativa de boa safra

Segundo a LOTS, Goiás é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. Assim, a companhia espera transportar 3,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nas suas novas operações de Mineiros e Perolândia. Nesse sentido, cerca de 72,7 milhões de toneladas devem ser colhidas. Ou seja, no Estado e na safra 2023/2024.

Esse é o resultado da pesquisa Agro em Dados. Assim, supera em 2,3% o volume da safra anterior e representa 11,4% da produção total brasileira.

Criada em 2016, na Suécia, o LOTS Group visa otimizar operações de fluxos logísticos por meio da tecnologia e inovação. Na América Latina, a empresa chegou em 2018. Assim, busca localizar gargalos e melhorar desvios. Para isso, a companhia atua nos setores de agronegócio, mineração, florestal e rodoviário.


Deixe sua opinião