Mercado

Kia estuda lançar Bongo 4WD após volta do Hyundai HR com tração 4x4

Com retorno do Hyundai HR em versão 4x4, Kia Bongo pode receber sistema de tração 4WD já disponível em outros mercados, como a Rússia

Diogo de Oliveira

22 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kia Bongo 4WD
Kia planeja lançar nova versão 4WD para o caminhão urbano Bongo, que é importado do Uruguai
Crédito:Kia/Divulgação

O mercado de VUCs (Veículos Urbanos de Carga) pode ganhar mais uma novidade em breve. Após a Caoa anunciar o retorno do caminhão HR na inédita versão 4WD, a Kia estuda oferecer a opção para o Bongo, que é feito no Uruguai desde 2010. O modelo com tração nas quatro rodas e motor a diesel já esteve à venda no Brasil e está disponível em outros mercados, como, por exemplo, Ásia e Rússia, onde o inverno cobre as ruas e estradas de gelo e neve.

Atualmente, o Kia Bongo está disponível em duas configurações com a mesma mecânica. O motor 2.5 turbodiesel de 16 válvulas e duplo comando gera 130,5 cv de potência a 3.800 rpm e 26 mkgf de torque máximo a partir de 1.500 giros. O câmbio é manual de seis marchas e a tração, apenas traseira (4x2). O plano, portanto, é incluir a opção 4WD. Com ela, o VUC uruguaio ganharia um botão no painel para acionar a tração integral (4x4).

LEIA MAIS
Volvo Iron Knight: caminhão veloz do mundo tem base mecânica do FH
Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado
Caoa relança caminhão Hyundai HR em inédita versão 4WD manual, veja o preço


Publicidade

Hyundai HR 4WD Caoa Kia Bongo
Hyundai HR 4WD (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Kia Bongo com mesmo conjunto do HR 4WD

Na prática, caso a marca decida pelo lançamento, o Kia Bongo terá rigorosamente o mesmo conjunto mecânico do HR 4WD, que é feito em Anápolis (GO) pela Caoa. O irmão e concorrente da Hyundai, aliás, também recebeu ajustes para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde janeiro de 2022. Até o momento, a montadora ainda não anuncio quando começam as vendas do modelo, nem o preço de tabela.

Por enquanto, a Caoa não informou dados técnicos e tampouco o que foi revisto na mecânica com as mudanças para o Proconve L7 e a adição da tração 4WD. Na linha anterior, o motor 2.5 gerava os mesmos 130 cv do Kia Bongo.


Já sobre o preço, segundo revelou fonte da Caoa, o Hyundai HR 4WD deverá custar cerca de R$ 170 mil. Ou seja, o Kia Bongo, caso ganhe a versão com tração integral, também deverá ter preço nessa faixa. Com capacidade de carga de 1.812 kg, o caminhão é feito na fábrica compartilhada Kia-Nordex em Montevidéu, a capital do país vizinho. A capacidade é para fazer 12 mil unidades por ano, em dois turnos, mas a unidade nunca chegou a esse número.

Estradão está no Instagram, confira!

CITROEN E-JUMPY É FURGÃO ELÉTRICO IDEAL PARA ENTREGAS URBANAS

Deixe sua opinião