O mercado de VUCs (Veículos Urbanos de Carga) pode ganhar mais uma novidade em breve. Após a Caoa anunciar o retorno do caminhão HR na inédita versão 4WD, a Kia estuda oferecer a opção para o Bongo, que é feito no Uruguai desde 2010. O modelo com tração nas quatro rodas e motor a diesel já esteve à venda no Brasil e está disponível em outros mercados, como, por exemplo, Ásia e Rússia, onde o inverno cobre as ruas e estradas de gelo e neve.
Atualmente, o Kia Bongo está disponível em duas configurações com a mesma mecânica. O motor 2.5 turbodiesel de 16 válvulas e duplo comando gera 130,5 cv de potência a 3.800 rpm e 26 mkgf de torque máximo a partir de 1.500 giros. O câmbio é manual de seis marchas e a tração, apenas traseira (4x2). O plano, portanto, é incluir a opção 4WD. Com ela, o VUC uruguaio ganharia um botão no painel para acionar a tração integral (4x4).
LEIA MAIS
Volvo Iron Knight: caminhão veloz do mundo tem base mecânica do FH
Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado
Caoa relança caminhão Hyundai HR em inédita versão 4WD manual, veja o preço
Publicidade
Kia Bongo com mesmo conjunto do HR 4WD
Na prática, caso a marca decida pelo lançamento, o Kia Bongo terá rigorosamente o mesmo conjunto mecânico do HR 4WD, que é feito em Anápolis (GO) pela Caoa. O irmão e concorrente da Hyundai, aliás, também recebeu ajustes para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde janeiro de 2022. Até o momento, a montadora ainda não anuncio quando começam as vendas do modelo, nem o preço de tabela.
Por enquanto, a Caoa não informou dados técnicos e tampouco o que foi revisto na mecânica com as mudanças para o Proconve L7 e a adição da tração 4WD. Na linha anterior, o motor 2.5 gerava os mesmos 130 cv do Kia Bongo.
Já sobre o preço, segundo revelou fonte da Caoa, o Hyundai HR 4WD deverá custar cerca de R$ 170 mil. Ou seja, o Kia Bongo, caso ganhe a versão com tração integral, também deverá ter preço nessa faixa. Com capacidade de carga de 1.812 kg, o caminhão é feito na fábrica compartilhada Kia-Nordex em Montevidéu, a capital do país vizinho. A capacidade é para fazer 12 mil unidades por ano, em dois turnos, mas a unidade nunca chegou a esse número.
O Estradão está no Instagram, confira!