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JBS terá 130 pontos de recarga de caminhões elétricos no Brasil

EZVolt fornecerá os equipamentos e a infraestrutura para a recarga dos caminhões elétricos da No Carbon, empresa de locação da JBS

Redação

13 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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JBS e EZVolt vão ampliar pontos de recarga para caminhões elétricos
No Carbon
Crédito:JBS/Divulgação
JBS e EZVolt vão ampliar pontos de recarga para caminhões elétricos

A No Carbon, empresa da JBS, e a startup EZVolt, da Vibra, vão ampliar a rede de recarga de caminhões elétricos no Brasil. Com isso, prometem ter 130 estações de carregamento até o fim de 2023. Atualmente, a JBS conta com 11 carregadores em seus centros de distribuição em 10 Estados do País.

Para alcançar a meta, a No Carbon e a EZVolt instalaram novos carregadores nos centros de distribuição da Seara e da Friboi. Os equipamentos estão nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará. Assim como no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo.

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Além disso, a No Carbon tem uma rede de recarga ultrarrápida. Como resultado, é possível repor a energia dos veículos elétricos em cerca de uma hora. Segundo a empresa, sua frota tem 260 caminhões frigoríficos a eletricidade. Esses veículos distribuem produtos das marcas Friboi, Seara e Swift em vários centros urbanos de diferentes regiões do País.

“Nosso objetivo é ampliar as soluções de logísticas de baixo carbono. Por isso, estamos investindo na ampliação das redes de recarga para caminhões”, diz o diretor comercial da No Carbon na JBS, Armando Volpe.


JBS e EZVolt vão ampliar pontos de recarga para caminhões elétricos
Caminhões frigoríficos elétricos distribuem produtos em centros urbanos no País; Foto: JBS

Em 1 ano caminhões deixaram de emitir 2 mil t de CO2

Conforme a No Carbon, seus caminhões elétricos já percorreram cerca de 3,4 milhões de quilômetros. Ou seja, o equivalente a mais de 80 voltas na Terra. Portanto, a frota deixou de emitir 2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na comparação com com modelos com motor a diesel.

Em outras palavras, o número equivale ao plantio de mais de 270 mil árvores. Conforme o acordo, o sistema é conhecido como “charge as a service”. Assim, a startup é responsável por realizar desde os estudos de viabilidade técnica e operacional até a entrega dos equipamentos de recarga.


Assim, a aquisição e instalação dos sistemas e da infraestrutura ficam a cargo da EZVolt, que também fornece softwares de gestão de recarga. Dessa forma, a No Carbon tem acesso a todos os relatórios de consumo de energia dos veículos.

Ademais, as estações de recarga da JBS são monitoradas 24 horas por um centro de controle da EZVolt. Segundo a empresa, isso garante confiabilidade aos usuários do serviço.

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