Kubota X Tractor é um trator elétrico autônomo

Kubota revelou o X Tractor, que também conta com inteligência artificial, como aposta para o setor do agronegócio

kubota
Kubota X Tractor Crédito: Kubota/Divulgação

A Kubota, fabricante japonesa de tratores, acaba de apresentar o X Tractor, um modelo elétrico e com sistema autônomo de condução. O lançamento, feito em Kyoto, no Japão, celebra os 130 anos da empresa. O modelo tem lagartas em vez de rodas. A marca não revelou detalhes como potência nem tempo necessário para recarregar as baterias.

O X Tractor opera com um sistema de inteligência artificial. O motor é elétrico e as baterias combinam tecnologia solar e de íons de lítio. Segundo informações da Kubota, é imperativo introduzir soluções de inteligência artificial no agronegócio. Com isso, seria possível enfrentar a falta de mão de obra no setor e melhorar a eficiência dos equipamentos utilizados no campo.

Kubota aposta em inteligência artificial

A empresa informa ainda que o sistema autônomo pode operar em terrenos desnivelados. O equipamento altera a distribuição de peso automaticamente conforme as condições do piso. Para circular em meio a uma plantação, por exemplo, o X Tractor “sobe” sozinho.

Como tem motor elétrico, o trator trator não emite poluentes. Graças ao sistema de tração inteligente, o X Tractor pode mudar facilmente de direção, acelerar e reduzir a velocidade sozinho, independentemente do tipo de terreno.

Trator da JBC chega a 166 km/h

A japonesa Kubota não é a única empresa a produzir tratores “fora do comum”. Além de produzir enormes máquinas como tratores e retroescavadeiras, a britânica JCB tem o trator mais rápido do mundo.

Em parceria com a divisão de engenharia avançada da Williams e o piloto Guy Martin, a empresa levou o Fastrac 8000 a 166,72 km/h. O feito ocorreu no aeródromo de Elvington, em Yorkshire, na Inglaterra. O modelo bateu o recorde da equipe do Top Gear, que em 2018 levou um trator a 140,44 km/h no campo de testes de Bruntingthorpe, também na Inglaterra.

O novo recordista tem motor 7.2 diesel que gera 1.000 cv de potência e 254,9 mkgf de torque. Para deixar o Fastrac 8000 ainda mais rápido, o câmbio automático CVT foi trocado por outro de seis marchas, da ZF. As melhorias na aerodinâmica ficaram por conta do time da Williams.

kubota
JCB/DIVULGAÇÃO

 



Notícias relacionadas