Mercado

JAC apresenta caminhão elétrico com cara de Tesla Semi

Com visual bastante parecido com o do rival da Tesla, novo caminhão elétrico da JAC Motors ainda é um conceito apresentado apenas na China

Redação

24 de jan, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

JAC Motors mostra caminhão com desenho semelhante ao Tesla Semi
JAC Motors mostra caminhão com desenho semelhante ao Tesla Semi
Crédito:Divulgação
JAC Motors mostra caminhão com desenho semelhante ao Tesla Semi

Com uma cabine aerodinâmica ao estilo do Tesla Semi, a JAC Motors apresentou um novo caminhão elétrico na China. O modelo foi feito por engenheiros da marca em parceria com a Lionbridge (divisão de serviços financeiros) e a Baidu (gigante de buscas online). O caminhão conta com dois motores elétricos da Suzhou Green Control. Cada um desenvolve potência de 246 kW, o equivalente a 330 cv. Baterias de fosfato de ferro e lítio alimentam o conjunto. 

JAC Motors mostra caminhão com desenho semelhante ao Tesla Semi
Divulgação

Ademais, o caminhão tem tara de 11 toneladas e é capaz de tracionar 38 toneladas. Além disso, de acordo com o JAC, alcança uma autonomia de 300 km.


Desenho

O que imediatamente chama a atenção é o visual do novo caminhão elétrico, com formato muito semelhante ao do Tesla Semi. Apesar disso, o caminhão chinês parece menor que o concorrente da marca de Elon Musk. Nesse sentido, há uma ampla área frontal envidraçada. E as linhas parecem privilegiar a aerodinâmica, assim como no modelo norte-americano. Seja como for, a fabricante chinesa não mostrou como é a bordo do veículo.

Publicidade

De acordo com o JAC Motors do Brasil, ainda não há informações adicionais sobre o veículo, mas se trata de um caminhão conceito. Ou seja, por ora não há um plano de importação do modelo ao Brasil, por exemplo. Aqui, a montadora já conta com uma ampla linha de veículos elétricos. Trata-se da fabricante que mais vende caminhões elétricos, inclusive, com o modelo iEV 1200T. Do seu lançamento em 2021 até agora, já emplacou mais de 600 unidades. 

Deixe sua opinião