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Iveco S-Way chega ao Brasil com motores 13.0 de 450 cv, 480 cv e 540 cv

Iveco S-Way chega ao País para ser o sucessor do Hi-Way no topo da gama e se destaca pela eletrônica e os motores até 15% mais econômicos

Andrea Ramos

05 de nov, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Iveco S-Way é lançado no Brasil
Iveco S-Way é lançado no Brasil
Crédito:Iveco/Divulgação
Iveco S-Way é lançado no Brasil

O Iveco S-Way vai ser uma das atrações da Fenatran 2022. Trata-se do sucessor do Hi-Way, novo modelo de topo da marca no País. O caminhão poderá ser visto no estande da Iveco. O maior evento do setor de transporte da América Latina começa nesta segunda-feira, 7. O novo modelo é repleto de soluções eletrônicas. Segundo a fabricante, a novidade vai disputar compradores com rivais como Mercedes-Benz Actros, Scania R e Volvo FH.

De acordo com o presidente da Iveco América do Sul, o lançamento é resultado de três anos de testes. Boa parte foi realizado com clientes, em operações reais. Assim, o novo cavalo-mecânico rodou em torno de 450 milhões de quilômetros em diversas condições de utilização.

Leia também: Iveco lança caminhão a gás no Brasil, mas para locação


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Motor P8

Conforme a Iveco, um dos diferenciais do modelo é o baixo consumo de diesel. De acordo com dados da fabricante, ante o Hi-Way a redução chega a 15%. O motor é o FPT Cursor 13 de 13 litros, oferecido em três opções de potência. Nas versões com tração 4x2, são 450 cv. Para as 6x2, são 480 cv e, para as 6x4, 540 cv. O torque parte de 250 mkgf.

Além disso, o seis-cilindros em linha traz soluções para atender as regras do Proconve P8. Ou seja, a nova fase do programa brasileiro de redução de emissões, equivalente ao Euro 6. Nesse sentido, o motor tem a tecnologia denominada Hi-eSCR. Em vez de ter o EGR, que faz a recirculação dos gases de escape, há o filtro DPF. Bem como o sistema de oxidação DOC.

No mesmo sentido, o FTP Cursor 13 tem injeção do tipo common rail e turbo de geometria variável e-VGT. A transmissão é a automatizada ZF Traxon de segunda geração. Essa caixa atua em conjunto com o navegador GPS e pode reconhecer a estrada com antecedência. Assim, escolhe a marcha mais adequada quando, por exemplo, houver uma subida ou descida à frente.


Aliás, por falar em declives, o freio-motor é outro destaque do novo Iveco S-Way. De acordo com a marca, a capacidade de frenagem é de 610 cv. Portanto, trata-se de uma das maiores potências de frenagem em caminhões desse segmento no País. O dispositivo tem quatro estágios. Como resultado, há maior eficiência e segurança em frenagens, inclusive as de emergência.

Iveco S-Way é lançado no Brasil
Iveco/Divulgação

A segurança do Iveco S-Way

No mesmo sentido, o cavalo mecânico tem leitor de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o caminhão sozinho, conforme o tráfego à frente. Bem como frenagem automática de emergência, que atua sem necessidade de interferência do motorista. Há ainda assistente de partida em rampa e controle eletrônico de tração.


Conforme a Iveco, o S-Way é oferecido no Brasil com duas opções de cabine, de 2.300 mm e 2.500 mm de altura. Além disso, há mais de 15 itens de série, como ar condicionado, central multimídia com conexão com Apple CarPlay e Android Auto e volante multifuncional. Chave presencial e partida do motor por botão também fazem parte do pacote.

O desenho também é totalmente novo. Segundo o diretor de marketing e portfólio de produtos da Iveco, Bernardo Brandão, as soluções aerodinâmicas ajudaram a reduzir o consumo de diesel em 5%. “`O veículo foi desenvolvido para encarar os desafios mais severos", afirma.

Assistência técnica remota

Juntamente com o caminhão, a Iveco está lançando novos serviços no Brasil. Agora, há a plataforma de gestão de frota batizada pela marca de Iveco On. De acordo com informações da empresa, o objetivo é melhorar a produtividade e garantir a disponibilidade do caminhão.


Nesse sentido, colabora a assistência técnica remota. Ou seja, é possível corrigir eventuais falhas sem que o caminhão tenha de ir a uma concessionária. Por meio do sistema multimídia, o motorista pode conectar o S-Way à central de atendimento da Iveco e receber instruções e atualizações.

Iveco S-Way é lançado no Brasil
Iveco/Divulgação

Além disso, é possível monitorar, por exemplo, o consumo de combustível e o modo de condução do motorista. Assim, a transportadora pode fazer orientações e preparar treinamentos para melhorar a produtividade. Do mesmo modo, o sistema gera relatórios para o motorista sobre questões ligadas à segurança a bordo.


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