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Iveco renova pesados e lança serviço de telemetria e monitoramento

Os novos caminhões Iveco agora estão mais alinhados com os modelos vendidos na Europa. Com o lançamento, a fabricante passa a oferecer serviço de monitoramento e telemetria

Andrea Ramos

28 de set, 2020 · 7 minutos de leitura.

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Crédito:Iveco/Divulgação
Iveco renova a linha pesada e lança serviço de telemetria e monitoramento

A Iveco apresenta os caminhões Hi-Road e Hi-Way com novos detalhes e lança serviço de telemetria e monitoramento Iveco Connect. A gama 2021 dos caminhões Hi-Way e Hi-Road traz novo para-choque preto na parte central.O acabamento cromado dos faróis principais e de neblina também é novidade.

Além disso, há novo acabamento preto das portas e as siglas de potência ganharam cores específicas para cada versão: preta no Hi-Road e prata no Hi-Way. Gerente de marketing do produto Iveco, Bernardo Pereira diz que o objetivo é deixar os caminhões ainda mais alinhados com os modelos vendidos na Europa, especialmente o X-Way.

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A bordo não houve nenhuma mudança estética, mas os caminhões ganharam rádio com conexão via Bluetooth como item de série. Segundo Pereira, essa era uma solicitação feita pelos clientes.

No que se refere aos equipamentos, os dois modelos receberam a nova quinta-roda 37CX nas versões 6x2 e 6x4. O novo componente tem a mesma dimensão da versão anterior, mas as sapatas e os parafusos ganharam reforços. O objetivo é aumentar a durabilidade.

A nova quinta-roda foi desenvolvida para atender aplicações mais severas como semirreboque tanque e basculante. Os principais diferenciais são a maior espessura da mesa de 9,5 mm. Antes era de 8 mm. Isso permite o aumento em 20% da capacidade de carga vertical. Além de aumentar em 12% a capacidade de tração.

"Essas mudanças no visual chegam também para marcar o lançamento de um novo serviço. Trata-se do Iveco Connect, que é direcionado para a linha de pesados, diz o gerente de marketing da Iveco.

Iveco Connect

A nova ferramenta marca a estreia da fabricante na oferta de serviços de monitoramento e telemetria para os caminhões pesados. O sistema permite monitorar, constantemente e em tempo real, o desempenho do motorista e o funcionamento do veículo.

A sala de controle está localizada no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). O serviço monitora 24 horas por dia, sete dias por semana, as informações recebidas pelos dispositivos. Com o novo serviço é possível também antecipar algumas demandas. É o caso de eventuais intervenções técnicas, por meio de contato com o motorista para sugerir soluções.

Além dos dados básicos de performance, comuns nesse tipo de solução, a nova ferramenta da Iveco traz um roteirizador. Por meio das características do veículo (carga e dimensões), o sistema traça a rota mais adequada. Isso contribui para aumentar a eficiência e reduzir custos.

Também dá para fazer a leitura remota de códigos de falha. Com isso dá para antecipar formas de atendimento do suporte ao cliente de modo a diminuir o tempo que o caminhão terá de ficar parado.

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Com o histórico de dados será possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados à sua realidade. Isso permite prevenir falhas no veículo e sugerir configurações técnicas diferentes conforme a rota do caminhão.

Gratuidade

O cliente terá a solução do Iveco Connect gratuita durante o primeiro ano. "Vamos oferecer o plano completo, para que o cliente possa experimentar a ferramenta. E após este primeiro ano, o cliente fica a vontade para escolher o pacote mais conveniente para a sua operação", explica Pereira.

São três pacotes que englobam o Iveco Connect. No Base, o cliente tem acesso a todas as informações coletadas em seu veículo por intermédio do "Portal FleetVisor". São informações que ajudam o transportador a melhorar a gestão da frota como localização passada e atual do veículo, cerca virtual, hodômetro, velocidade, desempenho, gestão de combustível, entre outros serviços.

O Plano Completo inclui acesso ao portal para monitoramento do veículo e ações proativas por parte da fábrica 24 horas por dia. Caso o caminhão apresente um código de falha grave, o cliente será acionado recebendo as informações e instruções por meio de equipes especializadas. Além disso, está incluídos todos os serviços do Plano Base.

O Plano Exclusivo reúne todos os serviços inclusos no Plano Completo e o contrato de manutenção que o cliente escolher. Os planos também são divididos pelos pacotes Básico, Essencial Economy, Essencial, Essencial Trem de Força e Absoluto.
Bernardo Pereira explica que por enquanto o Iveco Connect é direcionado para a linha de caminhões pesados. Mas futuramente, a fabricante tem a intenção de estender o serviço para os demais segmentos.

"Estamos começando pelo segmento que roda mais e que vai se beneficiar com a tecnologia. Obviamente, é uma tendência expandir a ferramenta para as demais gamas. E estamos fazendo testes com essa solução nas demais linhas", diz o gerente.